quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CÓRNEA ARTIFICIAL

Cegos recuperam visão com córnea artificial
Redação SRZD
Ciência e Saúde 26/08/2010 10h22
As pessoas que perderam a visão por danos nas córneas podem ter uma nova esperança para voltar a enxergar. Uma técnica desenvolvida por cientistas canadenses e suecos conseguiu recuperar a capacidade de ver a partir do uso de material biossintético.
"Este é o primeiro estudo a demonstrar que uma córnea artificial pode integrar-se ao olho humano e estimular a sua regeneração", explica May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Ottawa, que chefiou o estudo que foi publicado na revista Science Translational Medicine.
A equipe médica fez uma experiência removendo o tecido doente da córnea e depois fez o implante do material biossintético em dez pacientes. Eles utilizaram colágeno humano recombinante, sintetizado no laboratório San Francisco FibroGen Inc. Após dois anos do procedimento, foi observado que as células e os nervos de nove dos dez pacientes cresceram e formaram uma córnea que funcionava normalmente.
As córneas biossintéticas tornaram-se sensíveis ao tato e os olhos produziram lágrimas. Em seis pacientes dos dez testados a visão melhorou. Após o procedimento, eles receberam lentes de contato, o que é comum em transplantes. Ao final, foi constatado que a visão foi comparável a de pessoas que receberam córneas comuns.
A córnea é um pequeno tecido transparente, parecido com a uma película, que cobre a superfície dos olhos. Ela é composta por filamentos de proteína de colágeno, a estrutura em forma de cúpula fica na parte frontal e protege a íris e o cristalino, bem como ajuda a centrar a luz na retina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário