segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estado de alerta

Vulcão indonésio entra em erupção após 400 anos
Ao todo, a Indonésia abriga mais de 400 vulcões
30/08/2010

Homem e seu filho observam o vulcão Sinabung (Fonte: AFP)
Moradores se protegem em abrigo (Fonte: AFP)
Em menos de 24 horas, o vulcão Sinabung, que fica ao norte da ilha indonésia de Sumatra e tem 2.460 metros, entrou em erupção duas vezes depois de passar 400 anos adormecido. Desde domingo, 29, mais de 20 mil pessoas tiveram que ser levadas para abrigos.
Vulcão Sinabung (Fonte: EPA)
Após voltar à atividade na manhã deste domingo, o vulcão entrou em erupção novamente na madrugada desta segunda-feira, 30. A coluna de fumaça e cinzas lançada pelo Sinabung alcançou dois quilômetros de altura.
Nível máximo de alerta População se protege da fumaça (Fonte: A Bola)
Autoridades enviaram caminhões, ônibus e ambulâncias para a região do vulcão a fim de retirar os moradores de 17 aldeias. Dois aldeões morreram por causa de ataques cardíacos. O diretor do centro indonésio de alerta de desastres vulcanológicos afirmou que o órgão optou pelo nível máximo de alerta. Segundo o chefe das equipes de socorro, as cinzas do Sinabung se espalharam a 30 km de distância do vulcão.
A última erupção registrada do vulcão Sinabung foi no ano de 1600. A Indonésia se situa no “cinturão de fogo” do Pacífico e abriga mais de 400 vulcões. Deste total, pelos menos 129 continuam ativos.
Fontes: Estadão - Vulcão indonésio entra em erupção pela segunda vez , AFP - Vulcão desperta depois de 400 anos na Indonésia: milhares de evacuados , Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário