terça-feira, 17 de agosto de 2010

Meningite

Meningite tipo C assusta região Sudeste
São Paulo é o estado com maior incidência de meningite na região
17/08/2010

Rigidez da nuca é um dos sintomas da meningite
A meningite tipo C volta a preocupar os brasileiros, especialmente os do Sudeste. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, a região é a que mais se preocupa com a doença no Brasil. São Paulo é o estado com maior incidência de meningite na região. O Rio de Janeiro registrou pelo menos dois casos nesta terça-feira, 17, em escolas diferentes na Zona Sul da capital.
Já no Nordeste a Bahia teve um aumento de 30% dos casos, em relação ao primeiro semestre de 2009. Até junho, foram registradas 38 mortes pela doença na Bahia, sendo a maioria das vítimas crianças menores de cinco anos, o principal grupo de risco. A falta de vacinas no estado prejudica a prevenção.
O que é meningite?
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que recobrem e protegem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias e vírus, sendo os agentes mais comuns as bactérias meningococo e pneumococo.
A transmissão da doença é feita por secreções respiratórias dos infectados, assim como pela saliva. Mas é necessário um contato prolongado e íntimo para o contágio. A maioria dos que pegam a doença não a desenvolve, mas esses infectados servem de meio para contaminar outras pessoas.
Contágio
Qualquer pessoa está suscetível ao contágio da doença, mas os grupos de risco são crianças menores de cinco anos. A forma bacteriana é a mais grave em relação à causada por vírus. O período de incubação da doença é três a quatro dias.
Sintomas da meningite
Os principais sintomas são febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração. A meningite causada pela meningococo pode também provocar lesões na pele.
Se a doença na forma bacteriana for diagnosticada, o tratamento com antibióticos deve começar o mais rápido possível.
Os pacientes que se recuperam geralmente ficam com sequelas, como AVCs com paralisias motoras, surdez, diminuição da capacidade intelectual e epilepsias.
O que fazer se tiver contato com alguém infectado?
Todos que tiverem contato prolongado ou íntimo com pessoa com meningite devem procurar um médico. Geralmente, a medida profilática adotada é iniciar tratamento com antibióticos nas primeiras 24 horas após a identificação do primeiro caso.
Vacina
Como a doença pode ser causada por mais de um tipo de bactéria, não existe uma vacina que sirva para prevenir todos os tipos. Existem vacinas individuais e conjugadas contra os principais
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário