segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rússia

ONG
Rússia, o país onde metade do PIB vai para corruptos
por Lusa Hoje

Metade do Produto Interno Bruto da Rússia vai parar às mãos dos funcionários corruptos, afirma a organização não-governamental Associação de Advogados pelos Direitos Humanos num relatório hoje publicado.
Esta organização, citando dados do Departamento da Segurança Económica do Ministério do Interior da Rússia, escreve que o "suborno médio" na Rússia na primeira metade de 2010 foi de 44 mil rublos (cerca de 1500 euros), o dobro do registado no ano passado.
A compra de um cargo na polícia de trânsito pode custar 40 000 euros e uma decisão favorável da justiça 26 mil, lê-se no relatório, realizado entre 02 de Julho de 2009 e 30 de Julho de 2010 com base em 6589 queixas.
"Segundo os nossos cálculos, cerca de 50% da economia da Rússia está sob o domínio da corrupção, ou seja, ela constitui cerca de metade do PIB. Os nossos dados coincidem com os do Banco Mundial, que calcula que 48% do PIB da Rússia está sob o domínio da corrupção", considera a ONG.
"A fusão do mundo do crime e das forças da ordem tem um carácter universal", constata-se no relatório.
Na Rússia, onde o salário médio mensal é inferior a 600 euros, o cargo de assistente de procurador distrital custa 10 mil dólares (7 800 euros) e um posto na polícia de trânsito pelo menos 50 mil dólares (40 mil euros).
A ONG sublinha que "as profissões mais prestigiosas são aquelas onde a corrupção é estável".
Os responsáveis dos departamentos da polícia encarregados de lutar contra o crime organizado e que asseguram a protecção a negócios criminosos ganham até 20 mil dólares por mês e os procuradores 10 mil pelos mesmos serviços, informa a mesma fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário