segunda-feira, 16 de agosto de 2010

5 perguntas sobre a bactéria resistente a medicamentos

5 perguntas sobre a bactéria resistente a medicamentos
Data de publicação : 13 Agosto 2010 - 4:33pm
Por Willemien Groot (Foto: Flickr CC/xtinabot) Cientistas têm alertado sobre novas espécies de bactérias que são resistentes mesmo aos mais fortes antibióticos. O crescente setor de ‘turismo médico’ está contribuindo para a disseminação de novos tipos de bactérias resistentes a medicamentos.
Em um artigo publicado nesta quarta-feira no jornal Lancet Infectious Diseases, pesquisadores afirmam que uma bactéria, que surgiu na Índia e no Paquistão, tem o potencial para se espalhar e se tornar uma ameaça mundial. A bactéria produz uma enzima, NDM-1, que a protege contra o efeito de antibióticos. No Reino Unido, a maioria dos pacientes com teste positivo de NDM-1 tinham viajado para a Índia ou Paquistão para procedimentos cirúrgicos.
Que tipo de bacteria é?
A bactéria produz uma enzima chamada NDM-1 ou Nova Déli metallo-beta-lacmatase 1, que torna a bactéria resistente à maioria dos antibióticos, incluindo antibióticos “reserva”, ou aqueles usados quando todos os outros falham.
O gene da NDM-1 é encontrado em plasmídeos; estas estruturas de DNA podem ser facilmente copiadas e passadas para outros tipos de bactérias, fazendo delas resistentes a medicamentos. Até agora, a NDM-1 tem sido visto em larga escala na bactéria E.coli. Plasmídeos bacterianos gram-negativos foram relatados pela primeira vez em meados da década de 90 na Índia e posteriormente se espalharam. A bactéria NDM-1 resistente a medicamentos foi relatada pela primeira vez na Índia em 2009.
Onde foi detectada até agora?
Pesquisadores descobriram 180 casos até agora, a maioria na Índia, Paquistão, e Bangladesh. O Reino Unido registrou 37 casos, na Holanda foram registrados três casos e alguns casos também foram relatados na Austrália, Canadá, nos Estados Unidos e na Suécia. É possível que a bactéria NDM-1 tenha se espalhado para outros países, mas ainda não foi identificada.
Por que é tão perigosa?
Ela tem o potencial para ser uma grande ameaça à saúde porque a NDM-1 é mais comum na bactéria E.coli, bactéria comum encontrada no trato digestivo. A E.coli não causa problemas de saúde em pessoas saudáveis, mas pode causar infecções do trato urinário e pneumonia naqueles que têm um sistema imunológico comprometido. A E.coli resistente a antibióticos pode causar pneumonia fatal. O gene para a NDM-1 pode ser facilmente copiado e inserido em outros tipos de bactérias.
O tratamento é possível?
Sim, mas é difícil. A bactéria NDM-1 parece ser altamente contagiosa. Há ainda um ou dois antibióticos disponíveis, mas ao menos um caso registrado era resistente a todos os antibióticos. Embora as bactérias multi-resistentes sejam difíceis de tratar, elas não são indestrutíveis e podem ser mortas com desinfetantes padrão. Pacientes devem ser mantidos em quarentena e médicos e enfermeiras devem usar roupas de proteção. Depois do paciente receber alta, o quarto do hospital deve ser desinfetado.
Deveríamos estar preocupados com isso?
Não, pessoas saudáveis não devem se preocupar desnecessariamente com a bactéria NDM-1. Pacientes hospitalares, lares de idosos ou aqueles que têm o sistema imunológico comprometido têm mais motivo para preocupação. No entanto, hospitais estão monitorando cuidadosamente pacientes que estiveram na índia, Paquistão ou Bangladesh e receberam tratamento médico nesses países. Qualquer pessoa que for ao hospital, deve comunicar qualquer tratamento médico que tenha tido, mesmo nos casos de ‘turismo médico’ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário