Por Redacção
As cinzas vulcânicas que compõem a nuvem que, com origem na Islândia, está a afectar grande parte do espaço aéreo europeu, alertou um investigador da Universidade do Texas, Estados Unidos, são perigosas para a saúde pública.
Jay Miller disse, este sábado, que estas cinzas podem ser «um verdadeiro assassino» caso sejam inaladas, segundo o site internacional de ciência, EurekAlert, que a TSF cita. O investigador estudou a actividade vulcânica na Islândia durante mais de 25 anos.
«O que é produzido é uma cinza muito fina que contém pequenas partículas de vidro e podem muito facilmente entupir um motor de avião. Se as pessoas inalarem as cinzas seria como rasgar literalmente os seus pulmões», explicou.Uma das erupções mais violentas dos vulcões islandeses aconteceu em 1783 (a outra ocorreu em 934 a.C.).
«Ben Franklin era embaixador em França em 1783 e testemunhou os efeitos das grandes nuvens de cinza que invadiram a Europa. O diplomata escreveu mais tarde que nesse ano não houve Verão», lembrou o cientista.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário