terça-feira, 20 de abril de 2010

TRÁFEGO AÉREO

Tráfego aéreo começa a voltar ao normal
Data de publicação : 20 Abril 2010 - 12:51pm
Por Thijs Westerbeek van Eerten (RNW)
O tráfego aéreo europeu volta lentamente ao normal. Há ainda muita incerteza e a situação pode mudar a qualquer momento. O espaço aéreo sobre a Noruega, por exemplo, foi parcialmente fechado depois de ter sido reaberto. A Irlanda ainda mantém seu espaço aéreo fechado, enquanto a Suíça reabriu.
Isso significa que o caos continua e que passageiros não podem embarcar de ou para qualquer aeroporto. Antes de sair de casa, o melhor é se informar se o voo realmente sairá.
ZonasO espaço aéreo europeu foi dividido em três zonas. Há uma zona proibida, uma zona segura e uma na qual é preciso tomar precauções. Os limites entre as três zonas serão constantemente monitorados e atualizados pela Eurocontrol - a agência europeia de controle aéreo.
Seja como for, os aviões começam a voar, mas a nuvem de cinzas vulcânicas continua sobre a Europa. Algumas medidas e procedimentos especiais de segurança foram determinadas. O holandês Evert van Zwol, especialista em tráfego aéreo, explica como os voos nas áreas onde ainda há cinza vulcânica irão acontecer:
”Haverá um controle visual. Em nossa região, por sorte, temos pequenas quantidades de cinza e ela se concentra em camadas que podem ser vistas pelos pilotos. Há lugares onde se vê um tipo de véu cinzento e outros muito mais claros.”
Montanha russaPortanto, é questão de contornar, voar por cima ou por baixo. Como em geral se pode ver estas diferenças ou uma camada no ar bem antes, não vai ser nenhuma montanha russa para os passageiros. Há tempo suficiente para desviar com calma:
"Faz-se então uma curva. Em um procedimento de partida há, de qualquer maneira, muitas curvas. Se você decola para oeste e tem que voar para leste, tem que fazer algumas curvas. E isso, de certa forma, não é diferente.”
Além disso é bem provável que do solo seja possível observar quais serão os procedimentos especiais. Segundo Van Zwol pode ser necessário alcançar altitude rapidamente, por exemplo, antes de realmente entrar na rota. Os aviões terão por isso que levar combustível extra – uma das medidas especiais.
DesvioNo entanto, a situação ainda pode modificar os voos a qualquer momento. A nuvem de cinza vulcânica se movimenta e a concentração das partículas também se modifica. Com isso, é possível que aviões tenham que fazer grandes desvios para depois retomar sua rota.
Uma ideia tranquilizadora é saber que os pilotos estão bem preparados para isso, mesmo que seja uma situação única para a Europa. Voar com cinza vulcânica no ar pode acontecer em qualquer parte do mundo, portanto faz parte do treinamento normal de um piloto. Na verdade, Van Zwol diz que a grande diferença com a situação normal no ar é que a capacidade do espaço aéreo será um pouco mais baixa que a normal.
Camas de campanhaInfelizmente isso significa, para os milhares de passageiros presos nos aeroportos, que ainda pode levar algum tempo até que todos os voos voltem ao normal. Um sinal disso é que o aeroporto Shiphol, na Holanda, que na semana passada emprestou 1500 camas de campanha da Cruz Vermelha, por enquanto ainda vai mantê-las atrás da alfândega.
* No site Radar Virtuel é possível acompanhar o tráfego aéreo no momento, bem como a posição da nuvem de cinza vulcânica sobre a Europa.
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