quinta-feira, 22 de abril de 2010

UNIFICAR ESPAÇO AÉREO NA UE

Após crise da cinza vulcânica, UE pensa em unificar espaço aéreo
22/04/2010

Com a unificação, busca-se colocar um ponto final na fragmentação que prejudicou ainda mais o caos aéreo da última semana. Um pacote de propostas de 2004 pretendia integrar o sistema de controle de tráfego aéreo das 36 regiões da União Europeia em uma só a partir de 2012. O plano, porém, enfrentou resistências de alguns governos, preocupados com a segurança nacional, e de profissionais de controle aéreo, preocupados com o corte de empregos.
De acordo com a International Air Transport Association, as ineficiências criadas pela fragmentação do espaço aéreo europeu vão bem além do caos recente, no qual mais de 100 mil voos foram cancelados durante seis dias causando um prejuízo de pelo menos US$ 1,7 bilhão às companhias aéreas.
No entanto, a retomada dos voos congestiona os aeroportos das principais capitais europeias, e a capacidade de absorver os atrasos é limitada. Em Londres, o tráfego aéreo era lentamente retomado nesta quarta-feira, mas autoridades advertiram que o ritmo normal levará tempo para ser restabelecido, após quase uma semana de paralisação.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário