quarta-feira, 27 de abril de 2011

MORTADELA INFECTADA COM BOTULISMO

Descartada falha na produção da mortadela no "caso botulismo"
Geral
27/04/2011
08h59min
Ministério da Agricultura garante que não foi localizada falha técnica durante o processo
Após investigar o frigorífico produtor da mortadela da marca Pena Branca, cujo lote com data de fabricação em 17 de fevereiro foi infectado por botulismo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento descartou que a contaminação tenha ocorrido na linha de produção.
Segundo Luiz Carlos de Oliveira, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, não foi localizada nenhuma falha técnica durante o processo.
— Definitivamente, não aconteceu na empresa. Foram analisados também os lotes anteriores e posteriores do produto e nada foi encontrado —, explica.
— Se a contaminação tivesse acontecido na linha de produção, o número de casos e de mortadelas contaminadas seria muito maior —, justifica.
Ainda de acordo com o diretor, a Seara poderá retomar a linha de produção caso a nova inspeção, que deve ser concluída hoje pelo Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul, onde está localizado o frigorífero, não encontre nenhuma irregularidade. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a linha de produção da mortadela com toucinho continua suspensa conforme determinação do Ministério.
Após confirmados seis casos de botulismo em Santa Catarina – registrados em Araquari e Guaramirim –, a PenaSul, fabricante gaúcha do lote de mortadela da marca Pena Branca, foi notificada pela Vigilância Sanitária de SC.
Procurado para comentar o caso, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, afirmou desconhecer o parecer do Ministério.
— A Secretaria não recebeu comunicado com o laudo conclusivo das investigações —, disse o diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado, Luis Antonio da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário