quinta-feira, 14 de abril de 2011

rede de roubos de dados

Desmantelada rede de roubos de dados por Internet nos EUA
Estima-se que cibercriminosos tenham conseguido roubar mais de 100 milhões de dólares
14.04.2011 - 12:12 Por PÚBLICO
As autoridades americanas desarticularam uma vasta rede de roubo de dados através da Internet. Estima-se que o esquema tenha conseguido roubar mais de cem milhões de dólares (69 milhões de euros).
Os cibercriminosos, provavelmente russos, terão infectado 2,3 millhões de computadores com um vírus-espião conhecido por Coreflood (Reuters)
Num comunicado conjunto do Departamento de Justiça americano e do FBI as autoridades asseguram que se trata da maior operação levada a cabo nos EUA contra uma botnet, ou seja, uma rede de computadores infectados que passa a estar às ordens dos cibercriminosos.
Treze pessoas foram detidas, suspeitas de fraude bancária e intercepção ilegal de comunicações electrónicas. Cinco servidores que controlavam a rede, bem como 29 domínios, foram desactivados durante esta operação policial.
As autoridades precisaram que os cibercriminosos, provavelmente russos, teriam infectado 2,3 millhões (1,8 milhões nos EUA e mais meio milhão no resto do mundo) de computadores com um vírus-espião conhecido por Coreflood.
Estima-se que o Coreflood seja um tipo especialmente perigoso de malware, que regista as teclas em que um determinado utilizador pressiona quando, por exemplo, escreve o código do seu banco online no teclado.
O vírus conseguia assim roubar as palavras-passe e os códigos dos utilizadores que, não sabendo, tinham o computador infectado.
Entre as vítimas contam-se, por exemplo, uma imobiliária do Michigan que perdeu 115 mil dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário