quinta-feira, 7 de abril de 2011

Holocausto

Projeto tenta encontrar crianças que sobreviveram ao holocausto
Atualizado em 6 de abril, 2011 - 23:44 (Brasília) 02:44 GMT

Essas são imagens de algumas das milhões de crianças que ficaram órfãs ou foram separadas de suas famílias após a Segunda Guerra Mundial.
As fotos foram tiradas por funcionários de agências humanitárias em campos de refugiados.
O paradeiro desses meninos e meninas era, até então, desconhecido. Mas Museu do Holocausto, em Washington, lançou um projeto para tentar descobrir o que aconteceu com eles.
Para isso, investiu em mídias sociais. A diretora do museu conta que graças ao Facebook e ao Twitter milhares de pessoas visitaram o site da instituição em apenas 48 horas.
Ela conta que muitos sobreviventes enviaram mensagens dizendo que acreditam ser as crianças retratadas nas fotos. Ao menos seis delas já fora identificadas.
Michel Sztulzaft foi identificado por sua foto no Facebook do museu
É o caso de Michel Sztulzaft, que foi avisado por um amigo que uma foto dele estava no Facebook.
Michel tinha apenas 2 anos quando seu pai e seu irmão morreram em campos de concentração. Traumatizada, sua mãe não tinha condições de cuidar dele.
Ele elogiou o projeto, principalmente por lembrar histórias de pessoas que ajudavam os outros mesmo em um período tão complicado, como o policial francês que evitou que suas mãe, grávida, fosse levada a um campo de concentração.
A história das pessoas identificadas fará parte da exposição permanente do museu. Segundo a diretora, para garantir que suas histórias nunca sejam esquecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário