domingo, 10 de abril de 2011

asteroide

Descoberto asteroide que segue a Terra há milhares de anos
Encontrado pelo observatório Wise, 2010 SO16 é uma raridade, já que não cruza a órbita de nenhum outro planeta do Sistema Solar
iG São Paulo
08/04/2011 18:50
Foto: Nasa
O círculo vermelho marca a posição do asteroide, rastreado por observatório no solo
O observatório espacial Wise, da Nasa, encontrou um asteroide que nunca se aproxima de nenhum outro planeta do Sistema Solar, exceto a Terra, e que mantém uma órbita estável pelos arredores do nosso planeta, provavelmente, há milhares de anos.
Batizado de 2010 SO16, esse asteróide difere dos demais corpos que periodicamente se aproximam de nós por ter uma órbita praticamente circular, que nunca se afasta muito da Terra. Outros asteroides e cometas que passam por aqui geralmente cruzam as órbitas de outros planetas, também.
A Nasa adverte, porém, que embora esse asteroide pareça perseguir a Terra, ele nunca chega realmente perto em nenhuma outra escala além da astronômica: sua distância de nós jamais é inferior a 50 vezes a que nos separa da Lua.
Outra característica curiosa de 2010 SO16 é que, vista da Terra, sua órbita tem a forma de uma ferradura: nunca parece ultrapassar o nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol.
“A origem desse objeto deve se mostrar muito interessante”, disse, por meio de nota, Amy Mainzer, do laboratório de Propulsão a jato da Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário