quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dengue tipo 4

Dengue tipo 4 reaparece depois de 30 anos e o governo reforça as ações de prevenção à doença
04/04/2011 - 18:10 - Atualizado em 04/04/2011 - 18:10
Desde o início do ano, alguns Estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Acre vêm registrando índices altos de contaminação. O governo já conseguiu diminuir em 40% os casos da doença no país
Redação ÉPOCA, com agências

O governo federal reforçou a campanha de combate à dengue em todo o país e aumentou as medidas tomadas na prevenção de novos casos da doença. Desde o início do ano, alguns Estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Acre, nas mais diversas regiões do país, vêm registrando índices altos. E o que mais preocupa o governo é que se alastram os casos da dengue tipo 4, supostamente erradicada do país há 30 anos, mas que voltou a atacar em 2011.
Segundo o ministério da Saúde, essa variação da doença não é pior que as outras, mas o problema é que, dado o longo período em que a dengue tipo 4 ficou desaparecida, boa parte da população não desenvolveu nenhuma imunidade a ela, o que pode complicar alguns quadros individuais.
As medidas de prevenção contra a dengue adotadas desde o início do ano pelo governo reduziram em quase 40% o número de casos da doença no país. "Desde janeiro, nós alertamos os estados que tinham risco de epidemia. Encurtamos o prazo de notificação, para saber o número de casos graves e de óbitos”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O último balanço divulgado pelo ministério aponta que até o dia 26 de fevereiro foram notificados 155.613 casos em todo o país, 37% menos do que o verificado no mesmo período de 2010. Na contramão dessa estatística, porém, alguns lugares, como o Rio de Janeiro, têm apresentado números elevados. Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio havia registrado 31.412 casos de suspeita de dengue. Os dados correspondem ao período de 2 de janeiro a 26 de março. No total, foram confirmados 23 óbitos.
Nesta segunda-feira (4), foi a vez de o Estado de São Paulo confirmar seu primeiro caso da dengue tipo 4. Uma moradora do município de São José do Rio Preto, no norte do Estado, foi diagnosticada com a doença, mas os médicos do hospital em que foi atendida informaram que ela já havia sido tratada. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, ela provavelmente contraiu a dengue dentro do próprio Estado.
O ministro Alexandre Padilha voltou a afirmar, na semana passada, que é importante a própria população se mobilizar para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ele lembrou que esses pontos, em geral, estão dentro das residências. “Esse é um mosquito que se adapta muito ao dia a dia dos seres humanos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário