Tomate: combate o cancro da próstata
O consumo de tomate e produtos processados a partir deste alimento pode levar a uma redução de 25 a 30% do risco de cancro da próstata. A indicação é do nutricionista Custódio Cesar, baseando-se num estudo do European Journal of Clinical Nutrition. "A propriedade responsável é o licopeno, um fitoquímico que se encontra na pele do tomate e que lhe confere a cor vermelha", explica o especialista, aconselhando a sua cozedura. "A capacidade do nosso organismo em utilizar o licopeno é maior a partir do tomate processado ou cozido em comparação com o tomate cru." As vantagens deste vegetal não se esgotam nos seus efeitos anticancerígenos. "Também actua como antioxidante, protege contra o envelhecimento das células e estimula a função do sistema imunológico.", acrescenta Alexandra Bento, da Associação Portuguesa de Nutricionistas.
É rico em licopeno (fitoquímico), vitaminas A, C, B9 (ácido fólico) e em minerais, como potássio, cálcio e fósforo. Também contém zinco, cobalto, boro, flúor, bromo e iodo.
Deve ser comprado antes de estar completamente maduro. Num ambiente a 20°C, amadurece em três ou quatro dias. O melhor altura para o comprar é nos meses de Verão.
FONTE:
DN CIÊNCIA - PORTUGAL
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1373657
Nenhum comentário:
Postar um comentário