quarta-feira, 23 de setembro de 2009

AUSTRÁLIA

Sidney coberta de pó vermelho obriga a desviar vôos

por Lusa

Vôos com destino à cidade australiana de Sidney tiveram hoje que ser desviados devido a ventos fortes que assolaram a cidade e que espalharam uma tempestade de pó vermelho que cobre a região.

Os habitantes de Sidney despertaram hoje para céus totalmente vermelhos que, com o avanço da manhã, se foram tornando amarelos mas fortemente carregados de nuvens de pó.

"Nunca vi nada assim", disse à agência Lusa Lucilina Fittler, uma cidadã portuguesa que reside nos arredores de Sidney.

"O meu filho foi brincar lá para fora e, quando entrou, tinha a roupa toda vermelha do pó", contou.

Ventos de até 100 quilómetros por hora - que assolaram o Oeste de Sidney e se esperam ainda hoje na cidade - empurraram o pó vermelho, que cobre praticamente toda a região.

Responsáveis aeroportuários tiveram por isso que desviar já quatro voos com destino a Sidney, prevendo-se longos atrasos em toda a circulação aérea na zona.

Avisos estão já a circular pelas rádios de Sidney, aconselhando grandes cautelas aos motoristas e há algumas estradas cortadas.

Quase 200 chamadas de pedidos de auxílio, por vários motivos, chegaram já aos serviços de emergência.

A tempestade de pó chegou a ser tão intensa que, em alguns locais, a visibilidade ficou reduzida a apenas 10 metros.

Os serviços de meteorologia emitiram um aviso de emergência devido aos ventos e à tempestade de areia, uma situação que esperam se mantenha grande parte do dia.

Noutras zonas próximas de Sidney, mais a Norte, a tempestade trouxe consigo granizo intenso, com os residentes a aludirem a pedras do tamanho de bolas de ténis.

FONTE:

DN GLOBO

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1369734&seccao=%C1sia

Nenhum comentário:

Postar um comentário