quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Modernizado, Hubble registra novas imagens do espaço
10/09 - 07:43 - The New York Times


Os cartões postais cósmicos estão de volta. Na última quarta-feira, astrônomos revelaram novas imagens e observações feitas pelo Telescópio Espacial Hubble.
Com a exceção de uma foto divulgada no mês passado da colisão de um cometa com Júpiter, estes foram os primeiros dados obtidos com o telescópio desde que uma tripulação passou 13 dias em órbita em maio substituindo, renovando e reconstruindo seus componentes vitais.

Imagens do Hubble após modernização / NYT
"Este verdadeiramente é o novo começo do Hubble", disse Edward Weiler, administrador associado para ciência da Nasa, em uma coletiva de imprensa em Washington. O evento foi um misto de ciência e celebração do espírito e inovação humanos."
Eu estou maravilhada com a genialidade humana que pode conceber tal coisa e fazer que aconteça", disse K. Megan McArthur, astronauta que voou na missão de conserto ao Hubble.
Entre as imagens estava uma de gases voando de uma estrela no momento de sua morte que parece uma borboleta no momento em que abre suas asas e uma galáxia a quase 10 bilhões de anos luz de distância cuja imagem foi esticada e ampliada na forma de um "dragão" pela gravidade de um agrupamento de galáxias.

Gases de estrela se parecem com uma borboleta / NYT
Ao examinar estas imagens, os astrônomos podem estudar detalhes de galáxias que existiram antes do surgimento da Via Láctea e a distribuição da misteriosa matéria negra que forma o Universo.
Weiler notou que o telescópio agora está em sua melhor forma em 19 anos em órbita, muito além das ambições de seus fundadores, e que pode durar pelo menos outros cinco anos.
"O Hubble fica melhor e melhor e melhor", ele disse.
Leia mais sobre exploração espacial

FONTE:
ÚLTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário