domingo, 27 de setembro de 2009

SAÚDE

Dez produtos que evitam doenças e dão mais vida

por CATARINA CRISTÃO

Comportamentos. Escolher alimentos saudáveis ajuda a prevenir várias doenças. Novos estudos indicam que é este um elemento-chave na recuperação de problemas tão graves como o cancro. O DN deixa-lhe algumas sugestões

Uma alimentação saudável e equilibrada não só previne algumas doenças como pode ser uma arma na recuperação de problemas graves como o cancro. Um estudo sobre nutrição oncológica apurou que entre 40 e 80% dos doentes com cancro sofrem de desnutrição, e que as refeições têm, por isso, um importante peso na reabilitação. Frutas, legumes, azeite e leite, por exemplo, nunca devem faltar à me-sa, aconselham os especialistas.

"Uma alimentação bem cuidada leva a uma maior protecção do organismo, que depois consegue suportar melhor os efeitos secundários dos tratamentos e atingir alta hospitalar mais cedo", sublinha Helena Gervásio, da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), e uma das responsáveis do estudo. Por outro lado, "às vezes aplicamos uma terapêutica com doses inferiores ao desejado, devido ao estado debilitado do doente, que acaba por nem ser eficaz".

O cancro é a segunda causa de morte em Portugal. Todos os anos são diagnosticados 40 a 50 mil novos casos. Mas são os doentes com tumores digestivos, na cabeça e pescoço que mais preocupam os especialistas ao nível de desnutrição e das carências alimentares.

"Há doentes que não têm apetite, outros deixam de sentir o gosto dos alimentos, outros sentem-se cansados para comer e ainda outros sentem-se persistentemente enjoados, com vómitos ou 'feridas' na boca.

Nestes casos temos de ter uma atenção ainda mais especial", revela Helena Gervásio.

Segundo a oncologista, cada doente deve ter um esquema alimentar próprio, mas o mais rico, quanto possível, em calorias e proteínas, de forma a proporcionar energia e mais resistência ao doente. "A alimentação diária contribui com cerca de 35% do índice de mortalidade por cancro, seguido pelo tabagismo, alcoolismo e poluição", lembra ainda João Breda, coordenador da Plataforma contra a Obesidade, frisando que uma dieta saudável poderá prevenir três a quatro milhões de novos casos de cancro anualmente.

Por outro lado, as doenças cardiovasculares estão, na maioria dos casos, relacionadas com uma má alimentação. "As gorduras, como a manteiga e banha de porco, por exemplo, são sempre de evitar", aconselha o cardiologista João Gorjão Clara. E tanto na prevenção como no tratamento de doenças, as carnes brancas, a fruta e os vegetais devem marcar presença à mesa. "A sopa alimenta e deixa-nos saciados. Se não for triturada, melhor ainda porque retém todas as fibras", refere.

Já em relação à fruta, Gorjão Clara aconselha de todo o tipo, mas "apenas uma peça por dia, devido às calorias que tem".

A reumatologista Viviana Tavares adverte, no entanto, que os portugueses "têm uma alimentação deficiente, mas porque querem". "Uma alimentação típica mediterrânica, rica em frutos, legumes, cereais integrais, peixe e azeite está associada a uma redução do risco de doenças", conclui o nutricionista João Breda.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1373659&seccao=Sa%FAde

Nenhum comentário:

Postar um comentário