segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ALERTA

OMS avalia risco de vacina sazonal expor mais

à gripe A

por RITA CARVALHO

Estudo feito no Canadá concluiu que risco de contrair H1N1 pode ser maior em pessoas que foram vacinadas contra a gripe sazonal. Uma conclusão que contraria os estudos até agora feitos e que está a preocupar as autoridades mundiais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com os resultados de um estudo que mostra que a vacina da gripe sazonal pode aumentar o risco de contrair o H1N1, o vírus da gripe A.

A conclusão desta pesquisa feita no Canadá vem contrariar os estudos conhecidos até agora, que não têm detectado qualquer interferência e relação entre a gripe pandémica e a sazonal. Apesar de ter sido realizado por cientistas conhecidos e credíveis, diz Marie-Paule Kieny, a directora da área de investigação das vacinas da OMS, o estudo pode não ser extrapolável nem aplicável ao resto do mundo.

A confirmar-se esta relação entre a vacina sazonal e o risco de gripe A, as autoridades de saúde poderão ser obrigadas a reequacionar a estratégia de combate à pandemia.

Até agora, a OMS tem afirmado que a vacina da gripe sazonal deve ser administrada da mesma forma do que em anos anteriores. Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde sublinhou que esta vacinação não traz imunidade contra o novo vírus. E que, quando a vacina pandémica estiver disponível, as pessoas podem ser vacinadas mesmo que tenham recebido a vacina da gripe sazonal.

Porque são estas as orientações em vigor, e porque o estudo ainda não foi sequer divulgado, o director-geral da Saúde, Francisco George, não quis ontem avançar com qualquer comentário.

Para o especialista em saúde pública Mário Durval, este é apenas mais um dado para ter em avaliação. "Até agora, não havia conclusões neste sentido, mas este é só mais um contributo para a discussão que está actualmente em cima da mesa", afirmou ao DN, acrescentando que é ainda necessário esperar pela publicação oficial da investigação. O médico de saúde pública diz ainda que só um estudo não é suficiente para alterar a visão sobre este problema.

Durante esta semana deverá ser conhecida a lista e as características dos grupos prioritários a vacinar contra a gripe A. Até ao momento, sabe-se que serão as mulheres grávidas com mais de três meses de gestação, os profissionais de saúde e os doentes crónicos. As vacinas estarão disponíveis em Portugal em Outubro.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1374493&seccao=Sa%FAde

Nenhum comentário:

Postar um comentário