sábado, 3 de outubro de 2009

ESTUDO NA 'NATURE'

Terramotos têm influência global

Um grande sismo numa falha geológica pode desencadear tremores de terra do outro lado do mundo.

Um tremor de terra poder modificar as falhas e aumentar o risco sísmico em regiões situados do outro lado do mundo, segundo um estudo de geólogos americanos publicado hoje na Nature. A equipa da Carnegie Institution acredita ter desenvolvido uma forma de monitorizar a resistência das falhas, o que poderá levar no futuro ao desenvolvimento de um eventual mecanismo para prever estes desastres naturais.

O efeito de um sismo à escala regional já é conhecido. Pode ter sido o responsável pelos acontecimento desta semana: na terça-feira registou-se um terramoto de magnitude 8 graus na escala de Richter, no Pacífico Sul, e ontem outro sismo de 7,9 abalou a Indonésia (ver página 32).

Na falha de Santo André (Califórnia), que foi estudada na investigação, os cientistas descobriram que em pelo menos duas ocasiões as alterações de resistência surgiram após grandes sismos do outro lado do mundo. Em causa, por exemplo, o terramoto de magnitude 9.1 de 2004, ao largo de Samatra (que provocou o letal tsunami no Índico). Este desencadeou vários outros sismos de intensidade 8 ou maior.

Os investigadores descobriram que em algumas áreas a falha está cheia de líquido. Estas estão sempre a mudar, pelo que os cientistas acreditam que o movimento do fluido lubrifica a falha e enfraquece-a, desencadeando novos sismos. "Os grandes sismos podem ter uma influência global na resistência do sistema através do globo", afirmam.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1377555&seccao=Biosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário