sábado, 24 de outubro de 2009

Gripe A (H1N1)

Gripe A (H1N1)
Alimentação saudável reforça sistema imunitário
por Lusa
Uma alimentação saudável de acordo com a roda dos alimentos é a melhor forma de a população se prevenir à mesa contra a gripe, de acordo com nutricionistas, que só aconselham suplementos a quem apresente desequilíbrios nutricionais.
"O que a população tem de fazer [para se prevenir em relação à gripe] é uma coisa tão simples como esta: fazer uma alimentação saudável", disse à Lusa a professora Flora Correia da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Esta professora, que é também membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, realça a importância de se cumprirem diariamente os sectores e as quantidades indicadas na roda dos alimentos, sem esquecer a água, "fundamental" na prevenção e tratamento de doenças como a gripe.
A presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), Alexandra Bento, partilha da mesma opinião e lembra que os bons hábitos alimentares devem ser uma constante e não esporádicos.
"Se a alimentação for saudável ao longo da vida, temos todos os nutrientes de que necessitamos, nomeadamente para termos o sistema imunitário bem reforçado", acrescentou.
Mesmo assim, Alexandra Bento aconselha, em períodos de gripe, alimentos ricos em vitaminas e minerais como frutas e legumes, para reforçar o sistema imunitário.
Por seu lado, o responsável pela cadeia de lojas de produtos naturais Celeiro-Dieta, o médico Pedro Lobo do Vale, considera importante o consumo de suplementos alimentares no reforço da imunidade, nomeadamente em situações de convívio com microorganismos exteriores como bactérias ou vírus.
"É importante ter uma alimentação saudável, só que quando se trata de situações de microorganismo exteriores, sejam bactérias ou vírus (...), há a experiência que vários suplementos melhoram imenso a imunidade das crianças e dos adultos", disse salientando os efeitos da equinácea, vitamina C, óleo de fígado de bacalhau e zinco.
As duas nutricionistas contactadas pela Lusa consideram que só há necessidade de suplementos em caso de desequilíbrios alimentares e carências.
De acordo com a professora Flora Correia, "há estudos que demonstram claramente que a eficácia e a biodisponibilidade de determinado tipo de vitaminas e minerais é melhor quando integrada nos alimentos do que quando comprado em frasquinhos ou tomado em comprimidos".
Além de existir na laranja e no limão, a "vitamina C é um complemento que existe na batata e nos horto-frutícolas. Para que é que vou fazer suplementos de vitamina C", quando é ingerida em vários alimentos.
A presidente da APN adverte para o risco de as pessoas descurarem a alimentação saudável por pensarem que ficam seguras com a ingestão de determinados suplementos considerados benéficos para certas debilidades.
Pedro Lobo do Vale defende os suplementos, afirmando que para ultrapassar carências, as doses têm de ser superiores àquelas que se encontram nos alimentos.
FONTE:
DN CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário