sábado, 24 de outubro de 2009

Gripe A (H1N1)

Gripe A (H1N1)
Obama declara epidemia como emergência nacional
por Lusa

O presidente norte-americano Barack Obama proclamou hoje a epidemia de gripe A como uma emergência nacional e autorizou o secretário de Estado da Saúde a suspender os regulamentos federais e acelerar os tratamentos para milhares de pessoas infectadas.
Desde o início da Primavera morreram nos EUA mais de 1.000 pessoas devido ao vírus H1N1 e pelo menos 20 mil tiveram de ser hospitalizadas.
O objectivo da declaração de emergência é afastar a burocracia e facilitar o acesso dos doentes aos tratamentos e cuidados médicos.
"Ao identificar rapidamente o vírus e tomando medidas de saúde pública, informando os profissionais de saúde e o público e disponibilizando uma vacinação eficaz, tomámos medidas enérgicas para reduzir o impacto da pandemia e proteger a saúde dos cidadãos", acrescenta o presidente norte-americano
Numa nota dirigida ao congresso, Obama afirma que a medida de emergência foi tomada "a fim de estarmos preparados, na eventualidade de um rápido aumento de casos que possa submergir os serviços de saúde"
A infecção pelo vírus H1N1 continua a propagar-se : 46 dos 50 estados notificaram numerosos casos que ascendem a milhões a nível nacional.
O director dos centros federais de controlo e prevenção de doneças (CDC), Thomas Frieden lamentou, na sexta-feira, a lentidão na entrega das vacinas, a única arma eficaz para travar esta pandemia que atinge sobretudo os jovens adultos e as crianças.
A nível mundial, a gripe H1N1 já provocou pelo menos 5.000 mortos, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).
FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário