sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Paleontologia
Portugueses descobrem dinossaurio no Níger
por BRUNO ABREU

Uma equipa de investigadores espanhóis e portugueses descobriu um novo tipo de saurópode no Norte do Níger. Este tipo de dinossáurio nunca tinha sido encontrado fora da Ásia. O Museu Nacional de História Natural tem apoiado expedições no país africano
O fóssil de uma nova espécie de saurópode, que viveu no Jurássico Médio (há de 175 milhões de anos a 154 milhões de anos) foi descoberto no Norte do Níger, por uma equipa de paleontólogos, em que se incluíam dois portugueses. Este esqueleto africano pode trazer novas implicações no estudo da movimentação dos continentes.
"A novidade desta descoberta é que este tipo de dinossáurio só tinha sido localizado na Ásia, mais propriamente na China e Índia", conta ao DN Fernando Barriga, director do Museu Nacional de História Natural, onde trabalham os dois paleontólogos que participaram na expedição no Níger.
O Spinophorosau- rus nigerensis ("o sáurio com espinhas do Níger") foi descoberto por uma equipa maioritariamente constituída por espanhóis, mas que contou com a colaboração de Pedro Dantas e Bruno Ribeiro, nos Invernos de 2003 a 2007.
Uma expedição na comunidade rural de Aberdissinat, localizada na região de Agadez, permitiu encontrar dois indivíduos. Um deles composto por algum material cranial e por quase todo o esqueleto pós-cranial. O outro, por uma parte do crânio e diversos elementos ósseos pós-craniais.
"É um dinossáurio saurópode. Daqueles grandes e herbívoros, parecidos com os Apatossauros e que fizeram parte da dinossáuriomania", diz o director do museu. O facto de este tipo de dinossáurios só ter sido encontrado na Ásia, traz novas dúvidas em relação à movimentação dos continentes.
"Agora vai ser feita uma investigação porque é preciso saber como evoluíram os continentes. A idade destes animais indica que existiram pela altura da fragmentação da Pangea [super-continente]. Agora é preciso ter noção da migração destes animais", explica Fernando Barriga.
A importância deste achado pode ser comparada com os dois Alossauros que foram encontrados em Portugal. Nunca se tinha descoberto animais desta espécie fora da América do Norte, daí a relevância científica dos Alossauros portugueses.
Os dois cientistas nacionais integraram a expedição espanhola devido há ligação entre os dois países.
"Há relações de longa data com equipas espanholas, principalmente no domínio dos fósseis e das pegadas", lembra o director do museu, que diz que também os nossos vizinhos colaboram com as expedições portuguesas.
"Este tipo de colaborações permite que os nossos paleontólogos adquiram capacidades técnicas, além de conhecimentos nas equipas de investigação internacionais", acrescenta.
Estes fósseis vão também ser importantes para a região africana. As expedições fazem parte de um projecto denominado PALDES que, de forma ininterrupta desde 2003, pretende potenciar o património paleontológico da zona (sobretudo os dinossáurios) transformando-o num recurso económico que beneficie a população da região, principalmente de etnias Touareg y Peul.
"Querem fomentar o geoturismo e potenciar a economia da região, isto além da importância científica da descoberta", explica o director. Por isso estes fósseis vão ficar no Níger e não serão expostos em nenhum museu espanhol ou português.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1392369

Nenhum comentário:

Postar um comentário