quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Póvoa de Varzim, Douro, Caminha, Vila Praia de Âncora e S. Martinho do Porto

Cinco barras marítimas encerradas devido à forte ondulação - PORTUGAL

21.10.2009 - 12:22 Por Lusa

As barras marítimas de Póvoa de Varzim, Douro, Caminha, Vila Praia de Âncora e S. Martinho do Porto estão hoje encerradas à navegação devido à forte ondulação do mar, de acordo com informação do Comando Naval.

Na costa ocidental, a ondulação poderá alcançar os seis metros de altura, na costa sul pode chegar aos quatro metros
Segundo a mesma fonte, as barras de Figueira da Foz, Aveiro e Nazaré encontram-se condicionadas. A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a onze metros e a de Aveiro está encerrada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros. Também a barra marítima da Nazaré está fechada a embarcações com calado inferior a quatro metros.
As restantes barras do Continente, Madeira e Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionante.
A costa de Portugal Continental está hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondulação forte, num dia em que, a partir da tarde, se esperam aguaceiros e vento forte, segundo o Instituto de Meteorologia.
Na costa ocidental, a ondulação poderá alcançar os seis metros de altura, enquanto na costa sul pode chegar aos quatro metros.
Quanto às previsões meteorológicas, nas regiões do Norte e Centro aguardam-se aguaceiros por vezes fortes, em especial a partir do meio da tarde.
O vento deverá aumentar de intensidade durante a tarde, soprando com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora no litoral e aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.
Na região Sul prevêem-se aguaceiros e vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora nas terras altas.
Em todo o território continental há possibilidade de ocorrência de trovoadas e a temperatura deverá descer.
Para hoje são esperados 17 graus Celsius no Porto, 15º em Lisboa e 20º em Faro. Guarda será a cidade mais fria, com 9º de máxima.
Nas ilhas, o céu deverá apresentar-se encoberto mas com abertas, podendo ocorrer aguaceiros fracos na Madeira, nas encostas viradas a norte.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém accionado o alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação, vento forte e agitação marítima.
FONTE:
PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário