sábado, 31 de outubro de 2009

Ex-líder cubano também culpa Canadá e Espanha
Fidel Castro acusa Obama de introduzir gripe A em Cuba
por Lusa

Fidel Castro afirmou hoje que os turistas de países como o Canadá e a Espanha introduziram a gripe A em Cuba e que Barack Obama também contribuiu para a situação ao aligeirar as visitas de cubanos residentes em Miami.
Num novo artigo divulgado pelos meios de comunicação social cubanos, Castro recorda que “os sintomas iniciais da febre A H1N1 surgiram quase em simultâneo no México, Estados Unidos e Canadá”, a partir do primeiro trimestre deste ano, alastrando depois a Espanha.
“Quando o presidente dos Estados Unidos suprimiu as restrições de visitas a Cuba de cubanos residentes nos Estados Unidos, a epidemia já estava avançada nesse país. Também os quatro países que mais geram turismo em Cuba contribuíram para o alastramento da doença”, escreveu Fidel.
Segundo Castro, “os primeiros portadores do vírus para Cuba foram turistas, porque inicialmente os casos de contágio eram poucos” e sem vítimas mortais na ilha.
“À medida que o vírus se foi estendendo às províncias, sobretudo as com maior número de familiares residentes nos Estados Unidos, foi necessário adquirir novos equipamentos de análises”, acrescenta Fidel Castro no seu artigo.
Segundo o líder cubano, “o mais estranho é que Obama autorizou um maior número de pessoas a viajarem para Cuba mas continua a proibir a compra de equipamentos e medicamentos nos Estados Unidos para combate à epidemia”.
JMS.
FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário