sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SAÚDE

Tuberculose: Portugal e Espanha


com maior taxa da UE

A incidência da tuberculose em Portugal continua a baixar sustentadamente, embora o país continue a ter, juntamente com a Espanha, a mais elevada taxa da União Europeia (UE), disse hoje à Lusa o especialista Ramalho de Almeida.

O médico, que é assessor da Direcção-geral de Saúde e supervisor da luta contra a tuberculose na região Norte, falava à margem do IX Encontro Nacional de Infecciologia que hoje se está a realizar no Porto, numa iniciativa do Hospital Joaquim Urbano.

Ramalho de Almeida considera que esta situação se deve ao facto de "em Portugal a tuberculose ter começado a ser controlada mais tarde do que na generalidade dos restantes países da União Europeia".

"O trabalho de combate à tuberculose está a evoluir bem, no entanto as nossas equipas estão a actuar nos limites, quanto aos recursos humanos disponíveis. Se houver qualquer diminuição todo o esforço poderá ser comprometido", alertou.

O especialista referiu que em 1995 a taxa de tuberculose em Portugal era mais do dobro da actual, situando-se nos 55,6 casos por 100 mil.

Em 2006 os números apontavam para uma taxa de notificação de 32,4 por 100 mil habitantes, enquanto, em 2007, a taxa registada foi de 27 por 100 mil habitantes, o que denota um claro decréscimo face ao número apurado no ano anterior.

"Presentemente, a taxa está nos 25 por mil e penso que em cinco anos estaremos na média europeia, que está nos 15 casos por mil", disse Ramalho de Almeida.

Acrescentou que outros países exteriores à UE apresentam taxas muito mais altas, "alguns deles quatro e cinco vezes superiores à de Portugal e Espanha".

O clínico referiu que actualmente, o rastreio não está indicado para a população em geral.

"No entanto, as pessoas em contacto com um doente com tuberculose respiratória devem manter-se atentas e ser rastreadas, de forma a protegerem-se a si e a não contagiar outras pessoas", disse.

A nível geográfico, o Norte de Portugal, particularmente a região do Grande Porto, regista a taxa de incidência mais elevada.

Acrescentou que para diminuir mais estes números é necessário sensibilizar os profissionais de saúde para o diagnóstico da tuberculose e deve dar-se especial atenção aos casos em que o quadro clínico é arrastado e se caracteriza por febre baixa, tosse e emagrecimento.

"Nestes casos, aqui o médico deve colocar a hipótese de se tratar de tuberculose", disse.

Ramalho de Almeida referiu que os grupos de riscos para a tuberculose são os toxicodependentes, as pessoas com HIV (SIDA) e a população que vive em condições de pobreza, que vivem em más condições de higiene e com maus hábitos alimentares.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1385570&seccao=Sa%FAde

Nenhum comentário:

Postar um comentário