quinta-feira, 22 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO

Guerra entre Polícia e traficantes já matou 35 pessoas

por DN

O número de vítimas mortais da mais recente guerra entre as autoridades e traficantes de droga, no Rio de Janeiro, subiu para pelo menos 35, com a morte de mais nove pessoas. As operações da polícia decorrem na sequência do derrube de um helicóptero policial, no sábado, por parte de traficantes, no Morro dos Macacos, queda que resultou na morte de três dos seis ocupantes.

Ontem, durante a madrugada, a Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro e alegados traficantes do Morro do Juramento, no Norte do Rio de Janeiro, entraram em confronto e as autoridades responderam com fogo mortal sobre os três alegados criminosos que iniciaram os disparos. Foram assistidos pelos serviços de urgência, mas morreram a caminho do hospital. Os polícias apreenderam cocaína, erva e ‘crack’.

Operação semelhante à efectuada no Morro Santo Amaro, que resultou na morte de dois suspeitos. Na zona centro, mais especificamente no Morro dos Prazeres, foi morto um alegado chefe de uma quadrilha de traficantes. Um alegado traficante morto e dois feridos por balas perdidas o resultado de outra acção da PM, desta vez na favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão.

O objectivo da polícia com estas operações foi deter alegados criminosos com “ligação directa ou indirecta” ao grupo que derrubou o helicóptero, explicou à comunicação social uma porta-voz da PM. Foram presas 17 pessoas e apreendidas grandes quantidades de estupefacientes, armas e munições. Um dos suspeitos de ter comandado a invasão ao Morro dos Macacos – Chorão, líder do tráfico na favela do Jacarezinho – foi detido ontem pelas autoridades.

Hoje de manhã, segundo o site do jornal ‘A Folha de São Paulo’, a PM adiantou que mais duas pessoas poderão morrido nos confrontos ocorridos ontem na favela Vila Cruzeiro; foram transportadas para o hospital por moradores locais, mas, ainda no caminho, não resistiram aos ferimentos.

Dos 33 mortos, três eram pessoas sem ligações ao tráfico, mortas num ataque de traficantes. Ontem também foram feridos dois moradores de favelas, não ligados ao tráfico de droga. As operações da PM continuam hoje, mas ainda não foram divulgados os locais.

Incidentes que ocorrem duas semanas depois de o Rio de Janeiro ter conquistado a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. O Presidente Lula da Silva reforçou em 100 milhões de reais (38,4 milhões de euros) o orçamento da polícia da cidade.

FONTE:

DN GLOBO

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1398167&seccao=CPLP


Nenhum comentário:

Postar um comentário