domingo, 25 de outubro de 2009

Visita
Judeus pressionam Lula a não receber Ahmadinejad
por SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro-Hoje

Próxima deslocação do Presidente do Irão ao Brasil está a provocar forte polémica na comunidade judaica.
Todas as entidades judaicas do Brasil estão a pressionar o Presidente Lula da Silva para não receber, no fim de Novembro, o Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad. A visita já foi adiada uma vez, na Primavera.
No dia 20, o Presidente do Senado, José Sarney, recebeu o grão-rabino Asquenazi de Israel, Yona Metzger, que reforçou os pedidos para que o Brasil não conceda uma visita de honra ao dirigente iraniano.
"Para nós, é muito triste saber que o Brasil vai receber um homem que já disse publicamente que quer destruir nosso país. Depois de negar o Holocausto que, há 65 anos, matou seis milhões de judeus, ele quer continuar agora a matar outros seis milhões, dentro do Estado de Israel", afirmou o rabino, acrescentando que o cancelamento da visita seria bem recebido em todo o mundo.
O Centro Simon Wiesenthal, uma organização judaica de direitos humanos, disse que o Brasil deveria usar a visita para condenar o que descreveu como retórica anti-semita de Ahmadi- nejad."O Brasil deve condenar todos os apelos à destruição de Israel", disseram Shimon Samuels e Sergio Widder, membros da divisão latino-americana do Centro Simon Wiesenthal em Buenos Aires, numa carta a Celso Amorim, ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiros.
FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário