terça-feira, 15 de setembro de 2009

ONU
Há cerca de 250 mil crianças soldados em todo o mundo
por LUSA

Cerca de 250 mil crianças são recrutadas como soldados em todo o mundo por grupos rebeldes ou por exércitos, afirmou hoje a representante especial do secretário-geral da ONU para as crianças e conflitos armados.

"Calculamos que actualmente há perto de 250 mil crianças soldados no mundo", afirmou Radhika Coomaraswamy, numa conferência de imprensa antes da apresentação do seu relatório anual aos 47 membros do Conselho dos Direitos Humanos reunido em Genebra.

Este número era de 300 mil há cinco anos, segundo dados da ONU, mas a organização não divulgou estatísticas anuais nem dispõe de números sobre as crianças que morrem nos conflitos.

"Este ano foi muito difícil para as crianças nos conflitos armados. (...)Aconteceram coisas terríveis para as crianças em Gaza", revelou.

A mesma responsável apontou a situação no Sri Lanka, no Paquistão, na República Democrática do Congo, no Iraque e no Afeganistão onde "violentos conflitos provocaram numerosas vítimas e levaram a deslocações em massa da população, sobretudo crianças".

"Um outro aspecto preocupante diz respeito à natureza variável dos conflitos, em particular no quadro da luta entre terrorismo e contra-terrorismo, sendo os civis visados", explicou a representante especial da ONU.

FONTE:

DN GLOBO

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1362827

Nenhum comentário:

Postar um comentário