terça-feira, 15 de setembro de 2009

Divulgadas informações sobre a Semana Vegetariana Mundial deste ano
Redação Vida Vegetariana

A Semana Vegetariana Mundial (SVM) acontecerá entre os dias 1 e 7 de outubro, incluindo na data o Dia Mundial do Vegetarianismo (1 de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro). "Foi escolhido este período por incluir várias celebrações anuais", afirmou Mateus Mendes, organizador da SVM, que acontecerá em diversos países do mundo.

Apoiada por diversas organizações vegetarianas de todo o mundo, a SVM busca lutar pela defesa dos animais e do meio ambiente, além de deixar mostrar os problemas de saúde que estão associados ao consumo de carne e derivados animais.

O diretor da Veg Climate Alliance (Aliança Climática Vegetariana, em português), Dr. Richard Schwartz, declarou que promover uma semana vegetariana num momento como o de agora é fundamental. "É cada vez mais evidente que o mundo está se aproximando rapidamente de uma catástrofe sem precedentes devido às mudanças climáticas e outras ameaças ambientais".

O membro do Parlamento Europeu, Jens Holm, completou informando que "um relatório de 2006, das Nações Unidas, indicou que a agro-pecuária emite mais gases de efeito de estufa (em equivalentes de CO2) do que todos os carros e meios de transporte do planeta juntos (18% contra 13,5%)".

De acordo com o líder do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática, Dr. Rajendra Pachauri, "18% é um número inferior ao valor real; é uma estimativa baixa e, na realidade, a porcentagem é muito mais elevada."

A organização da SVM declara que muito pode ser feito para nos envolvermos: palestras sobre o vegetarianismo, debates e sessões de filmes; encontros com políticos, líderes religiosos, educadores; preparar refeições vegetarianas para amigos e familiares; oferecer descontos em produtos vegetarianos; ou, simplesmente, distribuir panfletos.

NO BRASIL
Em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, a Sociedade Vegetariana Brasileira lançará no dia 3 de outubro, no Parque do Ibirapuera, a campanha "Segunda Sem Carne". O intuito é fazer com que as pessoas pensem mais na forma como os animais são tratados no momento do abate e como estamos deixando de cuidar do nosso planeta.
FONTE:
VIDA VEGETARIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário