quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CO2

Polônia e Estônia ganham direito de poluir mais

Reportagem publicada em 23/09/2009

As Naçoes Unidas esperam uma redução total de 11 por cento da emissão de CO2, entre 2008 e 2012, nos países industrializados.
Foto: AFP

Em plena negociação para a redução das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global, que acontecem atualmente num encontro da ONU em Nova York, a justiça europeia concedeu à Polônia e a Estônia o direito de poluir mais o meio ambiente. Os dois países entraram com um recurso na Corte Europeia contra as quotas de recuperação de gás carbônico que serão adotadas nos próximos 5 anos a fim de cumprir a meta da União Europeia de reduzir em 20% suas emissões até 2020.

A Polônia, que tem centrais elétricas movidas a carvão, e portanto altamente poluentes, sentiu-se prejudicada pelas restrições impostas à indústria do país e obteve na justiça o direito de produzir mais de 76 milhões de toneladas de CO2 para distribuir às suas empresas. A Estônia se viu restituir 11 milhões de toneladas pela Corte Europeia. Vários países do bloco, como Hungria, Lituania e Eslovaquia, apoiaram o recurso dos vizinhos, e agora que a causa foi ganha, podem apresentar ações semelhantes na justiça.

A Comissão Europeia está preocupada com a implosão do sistema de quotas. A decisão da Corte vai provocar uma queda nos preços da tonelada de gás carbônico no mercado europeu, atualmente em torno de 36 reais. Sem um preço incitativo, os países têm pouco interesse em reduzir a poluição.

FONTE:

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

http://www.rfi.fr/actubr/articles/117/article_14680.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário