domingo, 6 de setembro de 2009

NEUROCIÊNCIA
Um modelo de cérebro humano dentro de dez anos

A dificuldade será perceber como impulsos electroquímicos criam a realidade.
Os cientistas acreditam que poderão replicar o cérebro humano no prazo de uma década. Pelo menos, esta é a opinião do neurocientista Henry Markram, do Instituto do Cérebro, com sede na Suíça. "O cérebro humano é extremamente complexo porque tem triliões de sinapses, milhares de milhões de neurónios, milhões de proteínas e milhares de genes. Mas eles são finitos em número e a tecnologia de hoje já é muito sofisticada, permitindo-nos [usar o processo] de engenharia reversa", ou seja, descobrir como funciona o mecanismo.
Segundo Markram, citado pela publicação científica online ScienceDaily, há milhões de fragmentos de informação sobre como funciona o cérebro, mas que nunca foram colocados em conjunto. "O maior desafio está em perceber como os padrões químico-eléctrico-magnéticos se convertem em percepções da realidade", afirma o cientista.
De acordo com esta concepção um futuro modelo de cérebro estará integrado num supercomputador maciço que servirá para elaborar diagnósticos da sociedade. Os modelos serão essenciais para estudar as doenças do cérebro, que afectam mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo. "À medida que progredimos, estamos a aprender os segredos do design dos nossos cérebros e que eram inimagináveis até agora", conclui Markram.

FONTE:
DN CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário