quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TEMPESTADE

Sydney escondida sob manto de areia

por SUSANA SALVADOR

Um Inverno seco conjugado com um forte vento transportou uma nuvem de poeira com 600 quilómetros de extensão desde o centro da Austrália até à costa leste, uma das regiões mais populosas do país. Foi a pior tempestade desde os anos 1940. Foram registados níveis inéditos de poluição - 15 500 microgramas de partículas por metro cúbico.

"Foi como acordar e ver que o Armagedão tinha chegado. Pensava que tinha acontecido algo catastrófico", disse um residente de Sydney à BBC, ao descobrir a cidade australiana coberta por um manto laranja. A pior tempestade de areia desde os anos 1940 fez desaparecer a icónica Ópera de Sydney, com a visibilidade em várias áreas a não ultrapassar os dois metros.

Um Inverno quase sem chuvas na Austrália, acompanhado por uma frente fria e fortes ventos, fez com que as areias do seco lago Eyre se espalhassem ao longo de 600 quilómetros da costa leste. As tempestades de areia são habituais no árido e desértico centro do país, mas raramente chegam à costa. As autoridades acreditam que esta nuvem, que ontem à tarde já tinha passado, possa chegar à Nova Zelândia.

"Nunca vi isto em toda a minha vida", dizia um polícia citado por uma agência local. "Estava mais escuro que durante a noite", acrescentou. Os habitantes da cidade foram aconselhados a cobrir o rosto para se proteger da poeira - o nível de poluição era de 15 500 microgramas de partículas por métrico cúbico, contra os normais 10 a 20 microgramas - e os grupos de risco, como idosos, crianças e doentes respiratórios, a não sair de casa. Os aeroportos foram fechados e os voos encaminhados para outros lados.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1370885&seccao=Biosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário