sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FRANÇA
22 suicídios em 18 meses na France Telecom
por Lusa

Vinte e dois suicídios em 18 meses é o cenário trágico que se vive na France Telecom, monopolista francesa de telefones que se tornou líder mundial nas tecnologias, que anunciou quinta-feira medidas contra o 'stress' do trabalho e suspendeu reestruturações.
Estes anúncios surgem depois de os trabalhadores terem assistido a uma acção dos sindicatos do sector que imputam esta série de suicídios aos métodos de gestão do grupo que emprega mais de cem mil pessoas em França.
A direcção anunciou a suspensão até 31 de Outubro das "mobilidades de pessoas afectadas pelos projectos de reorganização" para "reexaminar as condições para implementar essa medida".
A empresa prevê ainda iniciar conversações sobre o 'stress' a partir de 18 de Setembro, bem como recrutar cerca de cem responsáveis de recursos humanos de proximidade e médicos do trabalho suplementares.
Mais de 16 por cento dos funcionários da France Telecom estiveram quinta-feira em greve, segundo uma contagem feita pela empresa ao final da tarde.
Na quarta-feira, um técnico de 49 anos tentou o suicido em plena reunião de grupo, em Troyes (Centro-Este francês), espetando uma faca no abdómen ao saber que ia ser mobilizado para um posto de menor qualificação.
O suicídio de um outro funcionário da empresa em Lannion (Oeste de França) tinha inflacionado para 22 o número de suicídios de trabalhadores da France Telecom ao longo dos últimos 18 meses, segundo os sindicatos.

FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário