segunda-feira, 21 de setembro de 2009

AMEAÇA À SAÚDE

Combate ao consumo de açúcar ganha força

Armazém de açúcar (Fonte: Folha Imagem)

O refrigerante é o principal alvo de especialistas norte-americanos. O açúcar, inclusive, vem sendo tratado nos EUA com o mesmo rigor destinado ao tabaco.

Baseado em dados relativos a 2005, a OMS estima que há 1,6 bilhão de pessoas acima do peso em todo o mundo e 400 milhões de obesos. Além de o açúcar ser o principal causador da obesidade, o alto nível dessa substância no sangue pode ser associado a doenças como diabetes e problemas como derrame e ataque cardíaco. Há também indícios científicos de que a ingestão de açúcar em excesso pode estar relacionada a alguns tipos de câncer.

Nos EUA já existe um movimento contra o consumo de refrigerantes. Apesar de ser algo que está começando, o grupo é integrado por alguns dos cientistas mais renomados do país. A Inglaterra e a França estão proibindo a propaganda de refrigerantes na TV. No México, o produto está sendo proibido nas escolas. Na Alemanha e na Bélgica essa proibição inclui as imediações das escolas. Na Irlanda, celebridades foram proibidas de fazer comerciais de refrigerantes cujo público-alvo sejam as crianças.

Estima-se que cada lata de refrigerante comum tenha, em média, 150 calorias, ou o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de até 100 calorias de açúcar por dia para as mulheres, ou cerca de seis colheres de chá de açúcar, e de até 150 para os homens, ou dez colheres.

FONTE:

OPINIÃO E NOTÍCIA

http://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/combate-ao-consumo-de-acucar-ganha-forca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário