terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aquecimento traz malária à europa
por PATRÍCIA JESUS

As alterações climáticas vão trazer os parasitas da malária, da febre tifóide, dengue e disenteria até ao hemisfério norte, alerta Rita Colwel, especialista norte-americana. Estados Unidos da América e Europa devem estar atentos ao aumento destes parasitas no seu território, até porque estes adaptam-se melhor que os humanos a novas condições.

Em 2040, o mosquito da malária será uma visita habitual em muitas partes da Europa e dos Estados Unidos (EUA). Tudo por causa do aquecimento global. Mas esta não é a única doença que vai beneficiar com as alterações climáticas: a dengue, a desinteria e a cólera também vão ameaçar mais pessoas, alerta a cientistas norte-americana Rita Colwell, do Centro de Biotecnologia Marinha da Universidade de Maryland, nos EUA.

A especialista em Microbiologia dedicou parte da sua longa carreira a analisar as relações entre as alterações climáticas e a saúde humana e não tem dúvidas que este será um enorme desafio para todo o mundo. Por um lado, o aumento das temperaturas vai fazer com que os mosquitos que transportam os parasitas de doenças como a malária e o dengue se tornem comuns nas latitudes mais altas, aumentando a quantidade de pessoas em risco. Por outro, a inundação das áreas costeiras vai piorar a qualidade da água e consequentemente as doenças como a difteria e a febre tifóide, explica a cientista, que esteve no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para falar sobre os seus estudos sobre a cólera.

"Não será uma mudança dramática. Isso pode fazer com que os políticos não lhe dêem a devida importância. Mas quem tem filhos e netos deve preocupar-se", disse Rita Colwell ao DN. E apesar de os países desenvolvidos terem mais meios para combater estas doenças, os "efeitos vão notar-se no nosso quintal", avisa. Até porque Europa e EUA serão o destino dos refugiados ambientais.

Além disso, estes microorganismos têm a vantagem de evoluir e adaptar muito rapidamente - como mostrou recentemente o vírus da gripe A, lembra. Ao contrário dos humanos, conclui.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1362220&seccao=Sa%FAde

Nenhum comentário:

Postar um comentário