domingo, 27 de setembro de 2009

Quatro paraísos em risco de desaparecer

Hoje

O arquipélago do Índico é formado por quase 1 200 ilhas mas 80% delas estão menos de um metro acima do nível do mar. O Presidente está à procura de local alternativo para transferir os 360 mil habitantes antes que a água engula o território. O Governo até já construiu um muro de três metros de altura na ilha de Malé, onde está a capital.

Localizado na baía de Bengala, na Índia, este ilhéu habitado por menos de cinco mil pessoas está muito perto de desaparecer. Nos últimos 80 anos, perdeu mais de 80 quilómetros quadrados. A ilha vizinha Lohachara , onde no passado viveram dez mil pessoas, desapareceu nos anos 1980.

O arquipélago ainda não viu nenhuma das suas 82 ilhas ser engolida pelo Pacífico, mas já sofre com a subida do nível do mar. Na ilha de Tegua, a cerca de 1500 quilómetros da Austrália, a população de uma aldeia costeira foi obrigada a deixar para trás as casas e fugir para uma zona mais elevada. A história começa a repetir-se por todo o país.

Em 1998, algumas das ilhas de Quiribati desapareceram nas ondas do Pacífico. O arquipélago, que é o primeiro a festejar o novo ano, será o primeiro a desaparecer. O Presidente Anote Tong já disse que se "chegou ao ponto de não retorno". A população está a ser acolhida pela Austrália e pela Nova Zelândia.

FONTE:

DN GLOBO

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1373652

Nenhum comentário:

Postar um comentário