quinta-feira, 21 de outubro de 2010

superbactéria

Saúde
DF anuncia medidas para conter superbactéria
Rogério Rosso determinou que a Secretaria de Saúde compre todos os medicamentos e insumos necessários
21/10/2010
                                   
A meta, a partir de agora, é erradicar o micro-organismo dos hospitais e não somente controlar a contaminação Diante do aumento do número de infectados pela bactéria KPC no Distrito Federal, o governo local decidiu tomar medidas para conter o avanço. O governador Rogério Rosso determinou nesta quarta-feira, 21, que a Secretaria de Saúde compre todos os medicamentos e insumos necessários.

A meta, a partir de agora, é erradicar o micro-organismo dos hospitais e não somente controlar a contaminação. Um maior número de servidores será capacitado. As equipes do período noturno também receberão orientação e serão mais cobradas em relação aos cuidados.

“É a tolerância zero para qualquer situação que gere a contaminação. É assim que deveria funcionar na prática, mas sabemos que as pessoas se descuidam e isso não pode mais acontecer”, afirmou a secretária de Saúde do DF, Fabíola Nunes.
Houve um crescimento de 35,5% na quantidade de pessoas infectadas no DF, um salto de 135 para 183. O número de mortes subiu de 15 para 18.
Deve ser entregue ainda nesta quinta, 21, parte dos insumos e dos medicamentos usados no combate à proliferação da KPC, como luva, seringa, cateter, curativos e álcool a 70%. A quantidade de material pedido aumentou em 30% devido ao surto da bactéria.
Onde está a superbactéria
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta quarta-feira, 20, que há casos confirmados de contaminação pela superbactéria em São Paulo e no Paraná, além do Distrito Federal.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário