quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Câncer de mama: hereditário ou não?
Data de publicação : 25 Outubro 2010 - 2:36pm

Por Thijs Westerbeek van Eerten (Foto: Flickr CC/Tafari Anthony)
A partir de agora, mulheres que se preocupam com a possibilidade de um câncer de mama hereditário podem fazer um autoteste que foi colocado online pelo Hospital Radboud. Um simples questionário dá a informação: “Devo fazer um teste genético ou não?”
De todos os casos de câncer de mama, apenas uma pequena percentagem é da variante hereditária. Este tipo é mais agressivo, atinge em geral mulheres jovens e, quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura.
”No momento em que fiquei sabendo que tinha câncer de mama, a primeira coisa que pensei foi: ‘Oh, minha filha’. Tenho uma filha e isso veio imediatamente à minha cabeça. É uma questão fundamental neste tipo de circunstância. Você já está em pânico e isto é ainda pior.”
Quem fala é a jornalista Marina Brouwer, uma colega da redação da Radio Nederland que teve câncer de mama e felizmente já está curada. Em seu caso, não se tratava do tipo hereditário. Em sua família não havia nenhum caso conhecido de câncer de mama.
Ela achou o teste do Hospital Radboud bem elaborado, fácil e acessível.
Cautela
O questionário (infelizmente ainda apenas em holandês) é composto por quatorze declarações que devem ser marcadas caso sejam aplicáveis. Por exemplo, quem marcar “Sim” já na primeira declaração, “Tive câncer de mama antes dos 40 anos”, recebe imediatamente o comunicado: “Nós a aconselhamos a falar com seu médico para o encaminhamento a um geneticista”.
Mas a maioria das respostas fornecem o resultado de que não há razão para pesquisa genética. O teste é cauteloso, mas não semeia pânico desnecessário.
O câncer de mama hereditário forma apenas 5% do total de 12.500 casos anuais da doença na Holanda. Terrível para os que são atingidos por ele, mas ainda assim, uma percentagem baixa. E embora não todas, a maioria das mulheres sabe o que deve fazer se encontrar um nódulo no seio: ir diretamente ao médico.
Câncer de mama em homens
Homens também podem ter câncer de mama, embora sejam poucos os casos. Na Holanda, de 80 a 100 homens são diagnosticados por ano com câncer de mama.
Tomando por base pesquisas feitas na Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha e Estados Unidos, ficou demonstrado que 1 em cada 150 pacientes de câncer de mama é homem.
A mama masculina quase nunca é examinada e os sintomas que poderiam indicar câncer de mama muitas vezes são negligenciados, por ignorância ou vergonha, já que esta é considerada uma “doença de mulher”.
Até hoje não se fez muitas pesquisas sobre o câncer de mama em homens. Pelas cifras, percebe-se que a quantidade aumentou nos últimos anos. Na Holanda, será criado um banco de dados especial sobre homens com câncer de mama a partir de dados dos últimos 20 anos.
Salva-vidas
A professora Nicoline Hoogerbrugge, da Universidade Radboud, é a idelaizadora deste autoteste online. Ela deu foco à variante hereditária, que é relativamente rara, porque justamente nestes casos há a possibilidade de evitar a doença. Pelo menos, quando se sabe a tempo.
O exame de sangue que revela o componente hereditário elimina qualquer dúvida: é ‘sim’ ou ‘não’. E se o resultado for ‘sim’, seguem-se escolhas difíceis.
“Aí a chance de ter câncer de mama é muito maior. Pode chegar a 80% antes dos 70 anos. Todas as mulheres na Holanda são examinadas a partir de seus 50 anos, mas com mulheres que têm o fator hereditário temos uma abordagem mais intensiva, começando com exames anuais já aos 25 anos. E aí elas podem escolher: podem esperar até que realmente tenham câncer – e neste caso o tratamento pode começar cedo, já que há um acompanhamento com exames frequentes -, mas há também mulheres que optam pela mastectomia. É um procedimento de grandes consequências, mas que salva vidas.”
Filha
Que a detecção precoce pode salvar vidas também é um ponto crucial para Marina Brouwer. Se houvesse dúvida sobre a hereditariedade de sua doença, ela aconselharia sua filha a fazer o teste.
“Sim, acho que faria isso. É terrível deixar alguém com medo, mas a certeza sobre algo assim vem acima de tudo.”
Justamente por isso, a professora Hoogebrugge buscou o meio mais acessível para tornar as pessoas conscientes da possibilidade de um câncer de mama hereditário: o autoteste online. Mas há um segundo objetivo, quase tão importante: “Eu espero que nós possamos tranquilizar muita gente, porque o câncer de mama hereditário é raro e as mulheres que já estão nesta situação horrível não precisam ficar desnecessariamente preocupadas com suas irmãs e, principalmente, suas filhas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário