quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SAÚDE MENTAL - PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO

Se eu faço tudo o que você quer, por que você não se torna o que eu quero?
Escrito por Portal Natural
Anular-se para receber afeto das pessoas é algo saudável? O que fazer para evitar isto?
Uma pessoa pode passar anos, até a vida toda, vivendo para agradar alguém. Isto significa que ela estará provavelmente se anulando. Isto é sério porque nesta auto-anulação se perde muito, como a liberdade, a autenticidade, o direito de dizer o que pensa, de sentir, de criar, etc. Tanto mais isto é perdido quanto maior a anulação pessoal devido à obsessão pela outra pessoa.
O que leva uma pessoa a agir assim? Não deve ser um problema de falta de bom nível cultural ou mesmo de inteligência, porque pessoas cultas e inteligentes também podem agir assim. A formação intelectual não livra uma pessoa de ter problemas emocionais.
Não é raro o caso de uma mulher dizer que ama tanto seu marido a ponto de se anular no casamento para agradá-lo a todo custo. Pode ocorrer com o marido, mas parece ser mais encontrado na mulher. Mesmo nas histórias em que o marido trai a esposa constantemente, ela pode perdoar fácil, esquecer fácil, aceitar fácil, e ainda ficar numa atitude de bajulação para com este homem. E muitos vivem um comportamento tipo “filho” com a esposa e erotizado com a(s) amante(s). Nestes casos, a esposa faz o papel de boa mãe, cuidando da casa, dos filhos, até dos negócios do marido, enquanto ele age descompromissadamente no casamento, tendo outra(s) mulher(es).
Por necessidade de afeto uma pessoa – qualquer pessoa – pode se permitir viver histórias incríveis, perdendo sua individualidade, se anulando por completo. Importante dizer que isto não é amor! Pode ser dependência, codependência, imaturidade emocional, fraqueza de espírito, falta de auto-respeito, desprezo de si mesmo, carência, insegurança, etc. Mas não é amor porque o amor maduro não leva a pessoa a se anular em busca de afeto e aprovação. É verdade que o amor é paciente, mas também coloca limites para abusos diversos, e a infidelidade conjugal é uma forma de abuso e desrespeito pelo cônjuge.
Quando alguém aprende a amar a si mesma equilibradamente, não se anula para agradar o outro esperando com isto obter carinho, companhia, valorização pessoal. Não é atitude madura e honesta um cônjuge valorizar seu (sua) companheiro (a) por este se anular para agradá-lo! Parece ser exatamente o contrário, ou seja, quando você valoriza a si mesmo saudavelmente, isto favorece a outra pessoa a lhe valorizar também.
“...jamais senti que pudesse ser eu mesmo perto das outras pessoas. Eu estava ocupado demais, tentando ser o que eu achava que os outros queriam que eu fosse, com medo de que eles não me aceitassem do jeito que eu era. ...Entendi que posso viver minha vida pela paz interior e não pelas aparências externas....Conviver com alegrias e problemas confirma minha condição de ser humano. O que me separa como indivíduo é o caminho no qual fui colocado para caminhar. Ninguém pode fazer o percurso por mim, nem eu posso mudar o caminho para agradar alguém.” (“Coragem para Mudar”, Al-Anon, p.222, 2000).
Você está sendo você mesmo? Ou se anula na expectativa e tentativa de influenciar alguém a lhe amar? Repare e veja se a pessoa a quem você tenta agradar tem realmente se agradado de você em sua anulação como pessoa. Ou será que ele(a) não a(o) despreza e valoriza outra pessoa? Você merece continuar assim, se acabando, perdendo sua dignidade? Não é hora de viver ao invés de sobreviver? Não é um direito seu ser você mesma(o)?
O que você deseja? O que você não quer? Quais são suas preferências, escolhas, vontades, anseios, sonhos, projetos pessoais? Não coloque tais coisas nas mãos e na dependência do comportamento de outra pessoa. Não faça esta maldade com você mesmo.
Se você faz tudo o que o outro quer, se anulando, é muito mais provável que este outro não se torne o que você quer, podendo desprezá-lo e procurar outra pessoa “mais interessante”. E se você for checar poderá descobrir que esta outra pessoa não se anula e por isto atrai o outro a quem você vive obcecado(a) para agradar!
Pare de se maltratar!
Você merece viver a sua vida. Ganhando ou não o afeto ou a valorização da outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário