sábado, 9 de outubro de 2010

KPC - a superbactéria -

sábado, 9 de outubro de 2010
Postado por Jairo Len
Em primeiro lugar: nada de alarmismo...
Não estamos diante de uma nova gripe suína, ebola ou antraz.
A imprensa (por falta de assunto médico) tem falado bastante a respeito de um surto da superbactéria KPC - esta bactéria que já matou 18 pacientes no Distrito Federal (não se anime, não eram políticos...).
A KPC é a Klebsiella pneumoniae Carbapenemase, uma evolução da bactéria Klebsiella pneumoniae que produz uma enzima que a torna resistente a quase todos os antibióticos. Restam poucas opções para combatê-la, como a Tygeciclin e a Colistin, antibióticos de altíssimo custo e efeitos adversos importantes.
É uma assunto médico importante, que vem sendo tratado nas comissões de infecção hostitalar pelo mundo há alguns anos com extrema seriedade.
Porém, como todas as "superbactérias", a KPC é uma bactéria intrahospitalar e acomete exclusivamente pacientes crônicos internados em UTIs por tempo prolongado, em uso de múltiplos antibióticos de largo espectro.
Pessoas saudáveis e que não estão internadas não tem risco de adquirir esta bactéria. Nem médicos ou enfermeiros que lidam com os pacientes em estado grave, nem seus familiares.
O melhor modo de evitar a contaminação entre os pacientes é lavar muito bem as mãos, antes de entrar nas UTIs, antes de encostar no paciente, e ao sair do quarto da UTI, ao sair dos quartos hospitalares comuns.
Quem passa a bactéria de doente para doente são as pessoas sadias (médicos, enfermeiros e afins, familiares).
A informação da existência da KPC é, como todas as informações, importante para todas as pessoas que querem se manter atualizadas no que se passa ao nosso redor. Mas o alarmismo que tem sido feito não leva a absolutamente nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário