domingo, 17 de outubro de 2010

Nova técnica

Apêndice pode ser retirado pelo umbigo
Nova técnica é mais simples do que as já existentes e permite alta em apenas dois dias
17/10/2010
Desde o início de setembro, 15 crianças e adolescentes de quatro a 16 anos foram operados por meio da nova técnica de retirada do apêndice. Agora, a cirurgia de apendicite permite a retirada do órgão pelo umbigo e não deixa cicatriz. O procedimento é uma mistura entre videolaparoscopia e a operação tradicional, na qual é feito um corte de quatro centímetros. A alta acontece em dois dias.
“Além de ser minimamente invasiva, a técnica é simples e barata. Pode ser feita em larga escala”, diz o cirurgião Sylvio Avilla, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba. Apesar de até agora a cirurgia só ter sido feita em crianças, o médico não vê impedimentos em usá-la em adultos.
A técnica atual é mais simples do que a videolaparoscopia tradicional, feita com a abertura de três orifícios, e do que as cirurgias de porta única, feitas com apenas um corte, mas que necessitam de equipamentos específicos. A apendicite é a inflamação e infecção do apêndice – órgão entre o intestino grosso e o delgado. Quando acontece a inflamação, ele precisa ser extraído.
“Fazemos a incisão de aproximadamente dois centímetros dentro do umbigo e o apêndice é puxado para fora da barriga. A extração é externa, como no procedimento tradicional”, explica Sylvio Avilla.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário