quarta-feira, 20 de outubro de 2010

superbactéria

Saúde
Em São Paulo, pacientes com superbactéria são isolados em hospitais
De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o motivo para o aparecimento da superbactéria KPC está relacionado à venda de antibióticos sem receita médica
20/10/2010

Laboratorista manipula placa de cultura da superbactéria

Casos da superbactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC) aumentaram em São Paulo, o que levou hospitais a isolarem mesmo os pacientes que têm o micro-organismo sem apresentar sintomas. A Secretaria Municipal da Saúde solicitou nesta terça-feira, 19, que surtos da bactéria superresistente aos antibióticos sejam notificados imediatamente ao núcleo de controle de infecção hospitalar.

Já a Secretaria Estadual de Saúde informou que não houve notificação de nenhum surto da bactéria. A instituição disse desconhecer casos isolados, uma vez que o problema ainda não é de notificação compulsória.

De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o motivo para o aparecimento da superbactéria KPC está relacionado à venda de antibióticos sem receita médica, o que provocaria o uso indiscriminado de antibióticos. Para Temporão, a população ficaria mais resistente ao medicamento, e o organismo não reagiria tão bem no caso de infecções mais graves. Além disso, o ministro acredita que tenha havido falhas no processo de controle de infecção hospitalar.
Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve tornar a notificação obrigatória a partir da próxima sexta-feira. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça que a Anvisa está concluindo uma regulamentação para evitar a venda de antibióticos sem receita médica.
Números
Houve, pelo menos, 90 casos da KPC desde o início de 2010 em dez hospitais públicos e privados de São Paulo, de acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo.
Foco
O Distrito Federal ainda abriga o maior foco de infecção. Temporão havia informado, nesta terça, que os casos estavam restritos a hospitais de Brasília. No local, já foram contabilizadas 15 mortes e 135 casos confirmados.
Medidas
Pacientes internados há relativamente muito tempo, tanto dentro quanto fora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ou que usam vários tipos de antibiótico devem fazer exames para a detecção da KPC, mesmo sem sintomas da infecção.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário