sábado, 9 de outubro de 2010

Contaminação

Contaminação
Anvisa confirma surto de superbactéria em 17 hospitais do Distrito Federal
Publicada em 09/10/2010 às 14h17m
DFTV
BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o surto da superbactéria KPC em hospitais do Distrito Federal. Há três possíveis causas para o surto: exagero de antibióticos, falta de higiene e lotação nos hospitais. No total, 163 pacientes foram contaminados, em 17 hospitais públicos e privados, desde o início do ano. A maioria em UTIs, onde estão os doentes mais graves, com baixa resistência. Foram registradas 18 mortes, segundo a Secretaria de Saúde.
Segundo a Anvisa, não foi registrada contaminação fora dos hospitais. A bactéria KPC foi identificada em 2005 no Brasil e há casos sendo investigados em São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraná. O Hospital das Clínicas de São Paulo contabiliza 70 casos desde 2008, data do primeiro registro.
O Hospital de Base, no centro de Brasília, é o segundo em numero de casos de contaminação pela superbactéria KPC. Os pacientes confirmam que os cuidados com a higiene foram redobrados.
- Eles estão exigindo não por a mão em nenhum paciente que não seja o seu. E os cuidados de sempre: passar álcool, desinfetar sempre as beiradas da cama - conta a dona de casa Elizabeth Vieira.
- Eu já lavei a mão e usei o álcool gel umas cinco vezes. E vejo os funcionários, enfermeiros e médicos usando com frequência - diz o funcionário público Ernesto Timo.
A maior preocupação no momento é barrar o avanço da infecção hospitalar no Distrito Federal. Pacientes contaminados estão sendo colocados em áreas separadas.
A superbactéria sofreu uma mutação genética e se tornou muito resistente, de acordo com especialistas. Hoje, só responde a três tipos de antibióticos. Mas a transmissão pode ser evitada.
- A principal medida é a higienização das mãos. Nós sabemos hoje que é mais eficiente a higienização das mãos com álcool gel a 70%. E a gente espera que essa prática tenha uma grande penetração nos profissionais de saúde, além das medidas de isolamento que esses pacientes têm que ser submetidos quando da identificação dessa bactéria - explica o gerente de serviços de saúde/ANVISA Heder Murari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário