quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Religião e Política

Papa pede que bispos do Brasil orientem fiéis na política
É sabido que a campanha eleitoral do Brasil foi marcada por polêmicas envolvendo temas religiosos
28/10/2010
O Papa Bento XVI pediu que líderes religiosos do Brasil orientem os católicos politicamente. O líder religioso fez a declaração em uma reunião nesta quinta-feira, 28, a três dias de os brasileiros irem às urnas para a escolha do próximo presidente da República.
A orientação, segundo Bento XVI, deve ser dada “quando projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia”. É sabido que a campanha eleitoral do Brasil foi marcada por polêmicas envolvendo temas religiosos.
De acordo com o papa, os bispos devem emitir, quando necessário, juízo moral em assuntos políticos. “Em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum.”
O pontífice afirmou que Deus deve encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política. “No episcopado, ao defender a vida não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário