quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Paróquias católicas distribuem camisinhas na Suíça



"Amai o próximo, mas se fores manter relações sexuais, usai camisinha". Esta é a polêmica mensagem pregada por um grupo de paróquias católicas da cidade de Lucerna, na Suíça.
O objetivo dos religiosos é conscientizar adolescentes sobre os riscos de contaminação do vírus HIV. Mas o passo mais ousado - e totalmente contrária à linha adotada pelo Vaticano - é a distribuição de 3 mil camisinhas.
Nas embalagens, uma mensagem em tom cristão: "Esquecer é contagioso. Proteja o próximo como a ti mesmo."
Um representante católico afirmou que o objetivo da campanha não é provocar ninguém, mas iniciar um diálogo com a sociedade.
O Vaticano, no entanto, é historicamente contra o uso de qualquer tipo de contracepção, de pílulas anticoncepcionais a camisinhas.
O argumento é que a abstinência sexual e a fidelidade no casamento são armas muito mais eficazes no combate à proliferação da Aids.
Mas ainda que a polêmica campanha esteja acontecendo em uma pequena cidade de um pequeno país europeu, ela deixa claro que há cada vez mais debate sobre como seguir um dos principais fundamentos do cristianismo: "ajudar o próximo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário