domingo, 10 de outubro de 2010

Estudo prova relação entre tabaco e cancro

Ciência
Estudo prova relação entre tabaco e cancro
Hoje
Congresso Cientistas britânicos provaram que fumo leva a alterações epigenéticas associadas ao desenvolvimento de cancro.
Fumar resulta em alterações epigenéticas associadas ao desenvolvimento de cancro, reportou pela primeira vez uma equipa de cientistas britânicos, que apresentou resultados no 35.º Congresso de Medicina Oncológica, na cidade italiana de Milão.
A relação entre o fumo e o cancro tem vindo a ser estabelecida ao longo de décadas, declarou na sua exposição Yuk Ting Ma, do Instituto de Investigação sobre o Cancro do Reino Unido. Fumar é a maior causa única de cancro no mundo e vários anos de investigação confirmaram que as substâncias cancerígenas do tabaco podem danificar o ADN.
Os cientistas também suspeitavam que o tabaco dava origem às chamadas alterações epigenéticas, como a metilação, a qual altera a expressão dos genes sem provocar mudanças na sequência do ADN.
"Até agora não havia provas directas de que fumar induz a metilação do ADN nos humanos", disse o doutor Ma. "Observações seccionais cruzadas, restritas a pacientes que sofrem de cancro, revelaram que metilações aberrantes de genes supressores de vários tumores estão associadas ao fumo".
O cientista admitiu, porém, que tais observações "não foram capazes de distinguir as alterações epigenéticas que são consequência do processo de doença daquelas que são directamente atribuíveis ao fumo". O estudo do Instituto de Investigação sobre o Cancro do Reino Unido, localizado em Birmingham, foi realizado junto de 2011 mulheres saudáveis com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário