sábado, 17 de julho de 2010

Tufão Conson

Meteorologia
Tufão Conson fez 67 mortos nas Filipinas e China

17.07.2010 - 11:02
Por Agências
Nas Filipinas, o tufão destruiu milhares de habitações (Cheryl Ravel/Reuters)Pelo menos 67 pessoas morreram durante a passagem do tufão Conson nas Filipinas e no Sul da China, na ilha turística de Hainan, onde baixou de intensidade e passou a tempestade tropical. De momento, dirige-se para o Vietname.
O tufão, que fez 65 mortos nas Filipinas, destruiu milhares de habitações, causou o naufrágio ou a destruição de dezenas de barcos, arrancou árvores e cortou as comunicações.
As autoridades filipinas preveniram que o balanço de mortos poderá subir, dado que 87 pessoas ainda estão dadas como desaparecidas.
Na China, na ilha de Hainan, duas pessoas morreram ontem à noite, apanhadas pela queda de painéis publicitários, devido aos ventos e chuvas fortes. As autoridades ordenaram a transferência de 40 mil pessoas para zonas mais seguras.
De acordo com o centro de meteorologia nacional chinês, o Conson passou a tempestade tropical e dirige-se para o Norte do Vietname.
O Exército está a retirar 150 mil pessoas do caminho da tempestade e as embarcações foram chamadas a regressar aos portos.
Esta manhã decorrem operações de salvamento depois do naufrágio de “vários barcos vietnamitas” devido às fortes tempestades ao largo das ilhas Xisha, a Sudeste de Hainan, no mar de China meridional, noticiou a agência Nova China. O número de vítimas ainda não é conhecido. A Marinha filipina tenta hoje encontrar 43 pescadores dados como desaparecidos ao largo de Manila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário