segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dezasseis incêndios lavram Portugal continental

Incêndio que mobiliza mais meios ocorre em Pascoal
por DN.pt Hoje

Dezasseis incêndios estão esta tarde activos em Portugal Continental, sendo que um deles, no concelho de Viseu, mobiliza 118 bombeiros, 33 veículos e quatro helicópteros, segundo a Protecção Civil.
De acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, às 18:30 estavam em curso um total de 16 fogos, quatro dos quais no concelho de Viseu.
O incêndio que mobiliza mais meios ocorre na localidade de Pascoal, com duas frentes activas, e já obrigou ao corte do IP5, entre o nó da A24 e o nó de Pascoal.
Registam-se também incêndios nos concelhos de Sever do Vouga, Castelo de Paiva e Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro); Paredes, Baião e Gondomar (Porto); Alcácer do Sal e Grândola (Setúbal); Lousã (Coimbra); Vila Verde (Braga); e dois em Caminha (Viana do Castelo).
Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, os termómetros iriam hoje ultrapassar os 40 graus em algumas zonas do país.
OUTROS INCÊNDIOS
Um incêndio, que está a lavrar há algumas horas no concelho de Viseu, obrigou a que o IP5 fosse fechado ao trânsito, entre o nó da A24 e o nó de Pascoal, informou fonte do Destacamento de Trânsito.
De acordo com o comandante do Destacamento de Trânsito de Viseu, Filipe Soares, o IP5 está intransitável nos dois sentidos desde as 16:00, porque o incêndio chegou às bermas desta via.
'Trata-se de um incêndio com alguma gravidade, que já está a consumir as bermas do IP5. A estrada vai manter-se encerrada até estarem reunidas condições de segurança para os automóveis circularem', informou.
O incêndio deflagrou por volta das 13:00, numa zona de pinhal conhecida por 'Crasto', na freguesia de Orgens.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, 'o incêndio continua a não estar dominado, estando o trabalho dos bombeiros a ser dificultado pelo vento'.
A fonte referiu ainda que não há qualquer povoação em perigo.
No combate às chamas estão 26 corpos de bombeiros com 118 homens, apoiados por 33 viaturas, e três meios aéreos, sendo um de Viseu e um de Santa Comba Dão.
Ainda no concelho de Viseu, na freguesia de Vila Chã de Sá, encontra-se activo um outro incêndio, desde as 14:33.No terreno estão 45 homens de oito corpos de bombeiros, apoiados por 11 viaturas.
No concelho de Mesão Frio, o incêndio em São Gonçalo, distrito de Vila Real, começou às 22:10 de domingo e está a ser combatido por 29 bombeiros, apoiados por sete veículos operacionais e um helicóptero bombardeiro pesado Kamov. Às 10:45 registou-se uma reactivação da frente activa do fogo, que lavra em área de mato.
Gondomar também regista um incêndio activo em zona de mato. O fogo, em Monte Meda, foi declarado dominado às 2:40, mas voltou a reactivar-se várias vezes ao longo do dia. Às 11:50 foram accionados dois aviões bombardeiros pesados Canadair, para apoiar 52 bombeiros, com 12 veículos operacionais.
Em Ermida, localidade de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, lavra um incêndio em zona de mato que começou às 12:35 e é nesta altura combatido 53 bombeiros, 12 veículos operacionais e um helicóptero de ataque inicial.
Um pouco antes (11:53), foi a vez de Covelas, na Póvoa do Lanhoso, distrito de Braga, ver começar a lavrar um fogo em zona de mato, combatido nesta altura por 20 bombeiros, cinco veículos e um helicóptero de ataque inicial.
Em Agrelo, concelho de Paredes, lavra desde as 01h20 um fogo numa zona de mato. Estão 33 bombeiros no local apoiados por nove viaturas. Pelas 12h00 de hoje deflagraram chamas em Vilarelho, Baião, que estão a ser combatidas por nove bombeiros, auxiliados por três viaturas.
Em São Gonçalo, concelho de Mesão Frio, 29 bombeiros, apoiados por sete veículos, combatem as chamas desde as 22h00 de ontem.
Em Brejeira, Coruche, distrito de Santarém, são 64 os operacionais, dos quais 53 bombeiros, que estão a combater um fogo em mato. Estão no local 13 veículos operacionais e dois aviões de ataque inicial.
A Sul, em Brejos Carregueira, no concelho de Alcácer do Sal, lavra um incêndio que está a ser combatido por cerca de 51 bombeiros, apoiados por 15 veículos e dois meios aéreos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário