segunda-feira, 26 de julho de 2010

TRANSPLANTE DE ROSTO

Espanhol que recebeu 1º transplante total de rosto mostra nova face

O espanhol submetido em março ao primeiro transplante total de face mostrou nesta segunda-feira pela primeira vez às câmeras seu novo rosto.
O homem de 31 anos, identificado apenas como Oscar, tinha tido a face desfigurada após um acidente há cinco anos e ficou com dificuldades para respirar, engolir e falar.
Com o transplante, ele recebeu um novo rosto completo, com músculos, nariz, lábios, maxilar, céu da boca, todos os dentes, maçãs do rosto e mandíbula.
Os médicos responsáveis pelo transplante disseram esperar que Oscar consiga recuperar até 90% das funções de sua face.
Ele já é capaz de beber líquidos e comer alimentos pastosos e recuperou o tato na maior parte do rosto.
Por enquanto, ele ainda tem dificuldades para falar com clareza e precisará passar por tratamento e fisioterapia durante um período entre um ano e 18 meses.
Agradecimento
“Amigos, eu gostaria de agradecer aos coordenadores do hospital, a toda a equipe médica, à família do doador e acima de tudo à minha família, que está me apoiando nestes dias”, disse Oscar durante uma entrevista coletiva ao lado dos médicos.
A operação no dia 20 de março, que usou técnicas de cirurgia plástica e de reconstrução microneurovascular, envolveu 30 especialistas e levou quase 24 horas.
Segundo os médicos, eles procuraram reconstruir a face de modo a que ela lembre mais as feições que Oscar tinha antes do acidente do que as do doador.
Este foi o primeiro transplante completo de rosto realizado no mundo, já que outros dez transplantes de rosto realizados anteriormente haviam sido apenas parciais.
O primeiro transplante parcial de rosto com sucesso foi realizado em 2005 na França em Isabelle Dinoire, de 38 anos, cuja face havia sido desfigurada por um cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário