domingo, 11 de julho de 2010

ONDA DE CALOR NA EUROPA

Onda de calor provoca incidentes e mortes na Europa
Na Alemanha, termômetros chegaram a 38,8°C. Calor intenso provocou até evacuação de trens. No Reino Unido e Espanha, calor chegou a provocar mortes, deixando autoridades em alerta. Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Verão com muito calor na Europa
Na Alemanha, termômetros chegaram a 38,8°C. Calor intenso provocou até evacuação de trens. No Reino Unido e Espanha, calor chegou a provocar mortes, deixando autoridades em alerta.
Depois de um inverno rigoroso, os alemães sofrem com as altas temperaturas do verão. Neste sábado (10/07), os termômetros registraram 38,8 graus Celsius – o dia mais quente do ano.
"Isto é demais para a Alemanha", disse o meteorologista Christoph Hartmann, do Serviço Alemão de Meteorologia. A onda de calor, que deve continuar ao longo da semana, já provocou incidentes na Alemanha e até mortes em outras regiões da Europa.
Sem refresco
Devido a uma falha no sistema de refrigeração, três trens de alta velocidade (ICE) precisaram ser evacuados neste sábado na Alemanha. O calor insuportável dentro dos vagões causou mal-estar geral entre os passageiros que viajavam entre Hannover e Colônia.
Vinte e sete alunos que faziam parte de um grupo de excursão precisaram ser levados ao hospital. Segundo passageiros, com o trem lotado, a temperatura interna chegou a 50°C. "Era como uma sauna", disse um jovem de 16 anos.
"Nós pedimos desculpas por essa temperatura alta devido à falha do ar-condicionado", justificou um porta-voz da companhia ferroviária Deutsche Bahn. Funcionários da empresa e de serviços de emergência distribuíram bebida aos passageiros desidratados até que eles fossem transferidos para outros trens.
Por toda a Europa
O calor também aflige o Reino Unido:
embora a temperatura recorde neste ano tenha sido 31,7°C, autoridades da saúde no país dizem que o número de mortes aumentou em centenas nas últimas duas semanas – fato que pode estar relacionado com o clima quente.
Na Espanha, os termômetros chegaram a 39°C. Desde a última quarta-feira, três pessoas morreram em decorrência do calor, incluindo um homem de 80 anos.
Em agosto de 2003, uma onda de calor assolou o continente europeu e fez milhares de vítimas. Na França, 15 mil pessoas morreram naquele ano devido às altas temperaturas. No Reino Unido, estima-se que o número de mortes tenha chegado a 3 mil.
Foi também em 2003 que a Alemanha registrou a temperatura mais alta da história: 40,2 graus Celsius, em Karlsruhe. A marca também já havia sido atingida em 1983, na cidade de Gämersdorf.
NP/afp/apnRevisão: Carlos Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário